Como fazer networking sem parecer interesseiro

Ser competente e ético é importante. Quando surgem oportunidades, porém, essas qualidades são lembradas se a rede de contatos estiver ativa

Qualquer ser humano precisa pertencer a grupos. Somos gregários por natureza. As redes de contatos profissionais estão incluídas nesse comportamento. São parte do nosso cotidiano. Manter o networking ativo não transforma ninguém em um interesseiro, como por vezes possa parecer. Mas é importante gerenciar tais relações de maneira elegante – e não só buscar ajuda na hora do desespero.

O conceito indica uma formação de pessoas que auxiliam umas às outras na carreira. “É uma comunidade com retribuição”, diz Gilberto Guimarães, professor de liderança e gestão da Business School São Paulo (BSP). “Não há maldade nenhuma em acionar profissionais de áreas e com objetivos em comum.”

A construção do networking vem daquilo que alguém tem de interessante para oferecer. E a oferta varia. Não é só emprego. Ideias, novos contatos, troca de conhecimento, indicação de cursos. Tudo entra na rede. “Participar de um evento ou apresentar um projeto, por exemplo, já cria conexões profissionais”, diz Fabíola Lago, especialista em recursos humanos do Vagas Tecnologia (empresa que também controla o site de carreiras Vagas.com.br).

Apesar de focar no trabalho, nada impede que amigos façam parte do networking. “Ninguém melhor do que o indivíduo com quem dividimos gostos, opiniões, visões e conhece tão bem nossas qualidades para nos indicar a uma função”, diz Guimarães. Fabíola concorda. Ela diz que as amizades são vínculos com base em valores e vivências especiais. “Mas nem todo mundo que está no seu networking precisa ser amigo.”

Gerenciar as relações apenas cordiais da rede pede bom senso. Não há intimidade da amizade para troca de e-mails diários, por exemplo. É necessário, porém, se fazer presente na lembrança das pessoas. A abordagem muda de acordo com o interlocutor. Marcar encontros mensais, como happy hour, almoço ou café, é recomendado. “Mas nem todo mundo gosta ou tem tempo. É fundamental descobrir como se aproximar de indivíduos diferentes”, diz Fabíola (leia quadro).

A internet virou um trunfo. É possível checar nas redes sociais o perfil do profissional com quem desejamos nos comunicar antes de uma reunião pessoalmente. Um levantamento do Instituto Great Place to Work (GPTW) mostrou que 97% das empresas do mercado global usam as mídias digitais atualmente para se relacionar.

Facebook, Twitter e Linkedin são as mais utilizadas. As redes sociais ampliam o número de pessoas interligadas e potencializam a presença do profissional entre os demais. Para funcionar, não basta compartilhar bobagem. Conteúdo relevante, inteligente e que cause identificação mútua com gente interessante marca de maneira positiva a posição no mundo virtual. E ética, claro, sempre fará toda a diferença.

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Fonte:http://epoca.globo.com/vida/vida-util/carreira/noticia/2013/10/como-fazer-bnetworkingb-sem-parecer-interesseiro.html#!

 

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