Os 7 maiores erros de um líder

Especialista listou os problemas mais comumente cometidos pelos gestores. Conheça-os e descubra se você está fazendo algo errado

Os 7 maiores erros, competence coaching

São várias as razões que levam um funcionário a pedir demissão. Em boa parte dos casos, o motivo está ao lado. Literalmente – problemas com o chefe fazem muita gente sair das empresas.

Segundo Tatiana Botta, especialista em recursos humanos e sócia da Epifania Coaching, os gestores passam muito tempo resolvendo problemas técnicos, falando com clientes e em reuniões com fornecedores. Por isso, falta tempo para lidar com os colaboradores.

Além disso, a pressa em bater as metas faz com que os chefes tenham um pensamento muito imediatista e transmitam sua ansiedade para os empregados.

Ao longo da carreira, Tatiana conviveu com centenas de empreendedores e descobriu que alguns problemas são bastante comuns entre os patrões. Saiba quais são e, caso você cometa erros semelhantes, evite-os.

 

1. Não planejar

É muito comum ver gestores que têm metas mensais a bater, mas só começam a se preocupar na última semana. Assim, os sete dias finais do mês se transformam em um inferno, e todo mundo fica estressado. Procure se planejar e mapear oportunidades para que esse período seja mais calmo – e os funcionários fiquem mais tranquilos.

 

2. Não treinar

Exigir que os seus colaboradores sejam profundos entendedores do negócio sem ajudá-los a obter essa excelência não é o caminho certo. Você deve separar algum tempo para treiná-los.

 

3. Não ouvir

A decisão final é do patrão. Mas isso não significa que o empreendedor não possa ouvir a opinião de seus comandados. Em um time de vendas, por exemplo, a maior parte dos contatos é feita por eles. Ou seja, os colaboradores têm a base para propor mudanças. Ao receberem um pouco da sua atenção, os funcionários se sentirão mais importantes, o que melhora o clima da empresa.

 

4. Não dar feedback

Os empregados precisam, sempre que possível, saber o que estão fazendo corretamente e o que deve ser aprimorado. O feedback, quando feito com transparência e educação, aproxima o empreendedor da sua equipe. Se há para avaliar o desempenho, os bons funcionários se afastam; aos ruins, só resta a bronca.

 

5. Expor

Ninguém gosta de errar e ver seus deslizes sendo expostos na frente dos outros. Se você tiver de criticar alguém, chame essa pessoa de lado e tenha uma conversa privada. Em uma reunião, pode ser que a discrição não seja possível. Caso isso aconteça, o ideal é cobrar, mas não constranger.

 

6. Não confiar

Em um primeiro momento, quando a empresa é bem pequena, o proprietário pode controlar tudo o que acontece. Se o negócio cresce, fica impossível. Por isso, é essencial confiar nos seus funcionários.

 

7. Não entender as diferenças

Cada um tem seu jeito. Por isso, não tente fazer com que seus empregados se tornem clones seus. O que importa é que um funcionário entregue o resultado. Se ele bate as metas, não importa se ele se veste de maneira diferente, por exemplo. Se você estiver próximo de sua equipe, entenderá o modo de cada um funcionar. Ter um time heterogêneo é muito bom, até porque os clientes também são diferentes uns dos outros.

 

Fonte: http://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2014/12/os-7-maiores-erros-de-um-lider.html

 

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