Dicas na hora de dizer “não”

Como fugir de tarefas que você não pode ou não quer fazer

Dicas na hora de dizer não, competence coaching

Dizer “não” é algo difícil. Mesmo após longas jornadas de trabalho, é comum arranjarmos tempo para fazermos tarefas pedidas pelas outras pessoas. Isso acaba afetando a hora de lazer e descanso.

Uma carreira empreendedora de sucesso depende também de negativas. Essa lista feita pela Entrepreneur vai ajudar na hora de pensar qual o momento certo de dizer “não”. Confira:

1. Estabeleça fronteiras

Deixe as pessoas saberem os seus limites e prioridades. Não quebre suas próprias regras quando você tiver tempo disponível. Suas ações devem combinar com suas palavras. Nunca diga “sim” quando você quer dizer “não”.

2. Peça um tempo para olhar o calendário

É aceitável pedir um tempo para verificar sua agenda e seus compromissos antes de dar uma resposta. Em alguns casos, há conflito de horários e você pode acabar não cumprindo o prometido. É importante sempre verificar exatamente a data.

3. Analise todos os prós e contras

Pensar exatamente em todas as características do fato envolvido vai ajudar você a chegar a uma reposta final. Todo “sim” acaba resultando em trabalho adicional, mas um “não” pode tirar de você uma oportunidade com potencial para o futuro.

4. Explore possibilidade de um favor recíproco

Isso vai te ajudar a repensar no impacto do pedido e repensá-lo, se necessário. Você pode pedir para a pessoa também te ajudar com um favor. Dessa forma, ambos os envolvidos são igualmente beneficiados.

5. Explique antes de negar

Rejeitar uma proposta sem mostrar os motivos pode causar má impressão. Pessoas não costumam entender que você também tem compromissos e limitações. Para amenizar a situação, encoraje a pessoa a pedir outras coisas no futuro.

6. Diga sim para a pessoa e não para a tarefa

Mostre para a pessoa o quão positivo é o seu sentimento quanto ela, apesar de você não poder realizar a tarefa naquele determinado momento. Com isso você afastará a impressão de estar negando por uma afronta pessoal.

7. Adie a decisão para uma conversa com mais calma

Pergunte sobre a possibilidade de conversar em outra hora. Quando você está na agitação do dia de trabalho, é difícil analisar com calma o que as pessoas te pedem, e ambas as partes podem ser mal interpretadas. Preste atenção na sua linguagem corporal e no tom de voz que está usando. Isso pode deixar uma resposta negativa mais difícil de ser recebida.

8. Especifique bem as suas palavras

Explicar-se muito pode parecer que você está na defensiva e tirar sua credibilidade na resposta. Seja direto. Apenas diga “não”, e sorria em seguida.

Para tornar-se um líder, você não precisa dizer “sim” para tudo. Saber dizer “não” é uma arte.

 

Fonte: http://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2015/01/dicas-na-hora-de-dizer-nao.html

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