VOCÊ É RESILIENTE?

tibério césar, competence coaching

 

Tanto se fala em "resiliência", competência esta considerada como a principal da primeira metade do século 21. E o que é a resiliência? Trata-se de um conceito emprestado pela física à psicologia do trabalho. A resiliência é a capacidade de resistir às adversidades e reagir diante de eventuais situações consideradas estressantes, retornando ao seu estado normal anterior no menor tempo possível. Isso quer dizer que um profissional pode precisar da resiliência tanto para encarar a pressão e a competição do mercado, quanto para atravessar momentos difíceis como crises econômicas e acidentes. "A resiliência é um fator crítico para enfrentar os desafios desta primeira metade do século", diz Paulo Sabbag, autor do livro Resiliência - Competência para enfrentar situações extraordinárias na sua vida profissional.  Contudo a boa notícia é que se trata de uma competência que pode ser desenvolvida.

O mercado de trabalho vem buscando profissionais que tenham essa competência um pouco mais desenvolvida, principalmente aqueles que conseguem reagir e interagir sob pressão de forma positiva, ou seja, que possa até entortar mas que não quebre. Isso também não quer dizer que os profissionais tentem ou devam evitar situações de estresse a qualquer custo, até porque estresse é bom, faz sair do lugar, impulsiona, mas em casos de estresse alto e extremo, o importante é que o profissional consiga controlá-lo e revertê-lo a tempo em resultados satisfatórios.

Nos programas de Coaching Executivo que conduzo, quando me deparo com profissionais que precisam desenvolver uma atenção maior na resiliência,  uma das primeiras coisas que peço para o profissional refletir é a possibilidade de realizar pelo menos 3 vezes por semana uma hora de atividade física moderada, visando gerar a liberação de endorfina e dos neurotransmissores serotonina e dopamina, que consequentemente reduzem sintomas de estresse e melhoram o humor. Também sugiro através de um exercício chamado de "Roda da Vida", verificar pelo menos duas entre dez áreas apresentadas, como por exemplo relacionamento social, íntimo, lazer, espiritual, quais três ações poderiam ser feitas para buscar um equilíbrio maior. Nesse exercício, sair da rotina, ser ousado, mudar hábitos, aceitar desafios e sair da zona de conforto já causam um impacto bastante positivo visando equilibrar a vida do profissional.

Já no dia a dia o importante é ficar mais atento em suas reações nos momentos de estresse e procurar perceber como você responde a situações em vez de reagir sob impulso. Nessas ocasiões sob pressão, leve em consideração seus objetivos e propósitos de vida para que suas reações possam estar alinhadas com esses objetivos e propósitos. "A emoção é a base da decisão e da nossa reação ao futuro", segundo o psicólogo português Fernando Rodrigues.

A Fundação Getúlio Vargas apresentou uma escala de habilidades e competências que podem ser desenvolvidas para melhorar a resiliência, tais como: autoeficácia, competência social, empatia, flexibilidade mental, tenacidade, solução de problemas, proatividade, temperança e otimismo. 

Você não precisa ser bom em todos os aspectos da resiliência, mas certamente pode desenvolver alguns deles. Além de crescimento profissional, isso trará de maneira geral uma vida mais equilibrada.  E como disse Oscar Wilde "O segredo da vida consiste em recusar qualquer emoção que não seja conveniente". Pense nisso e busque desenvolver mais a principal competência exigida do século 21.

 

Tibério César Sousa é Coach eEecutivo de Liderança, membro da International Coach Federation, com mestrado profissional pela UFC, MBA Executive em Marketing pela FGV, MBA em Finanças pela FGV, MBA em Gestão de Negócios pela UFPE, com extensão na Geórgia State University-EUA.

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

Deixe seus comentários

0
termos e condições.

Comentários

  • Nenhum comentário foi encontrado

DEPOIMENTOS - COMPETENCE COACHING

RECOMENDE

ARTIGOS MAIS LIDOS

NEWSLETTER

Deseja receber nossa newsletter? Inscreva-se aqui:
Nome:
E-mail:

REDES SOCIAIS