Pense Grande, Aja e seja o Protagonista de sua vida

Diariamente há jovens que começam a trabalhar em novos empregos, cada um deles "deseja" um dia alcançar o sucesso que acompanha as ascensões aos postos mais altos. Acontece porém, que a maioria desses jovens não se acredita capaz de chegar ao topo. E não chegam. Acreditando que é impossível subir, eles não encontrarão os degraus que os levarão até lá em cima. Procedem conforme a "média" das pessoas.

Ter pequenas ambições é esperar obter pouco. Ajuste seu termostato para cima. Trabalhe, estude, acredite e se prepare para grandes conquistas, não queira só participar apenas da olimpíada da sua vida, busque a medalha de ouro. A crise está aí,  mas busque deixá-la fora da sua vida. Cada vez que você permite ela entrar em sua vida e começa a falar e  reclamar dela, mais ela puxa você e gradativamente mina seus pensamentos e suas ações. Reaja e continue em frente, e como já falado, pensar grande ou pensar pequeno dá o mesmo trabalho, então, pense grande!

Outra questão importante, além de pensar grande, e que também gera efetivos resultados, é quando o profissional assume a responsabilidade por suas ações, seja qual for a forma que essa aspiração de escolhas tome para ele. Cuidar de sua "autonomia" é ponto de partida para decisões de carreira mais consciente. Quando o assunto é crescimento profissional, é VOCÊ que precisa assumir a autonomia, a direção da sua vida, investir e ser "protagonista".  Busque realizar escolhas de carreira com base em seus valores pessoais. As decisões importantes de carreira devem usar o seu propósito de vida como guia. Dirigir a própria carreira é melhor do que delegar a empresas ou ao acaso do mercado. Ao se deixar absorver por esse objetivo, você se encontrará tomando as decisões certas para alcançá-lo, tornando-se, assim efetivamente o protagonista da sua história profissional e da sua vida.

E para você que mesmo na leitura do texto continua insistindo em potencializar "a crise", trago a fábula dos fabulosos para reflexão ...“Era uma vez: Um homem que vivia à beira de uma estrada e que vendia cachorro-quente. Ele não ouvia bem, por isso não tinha rádio.  Ele tinha problemas nos olhos, por isso não lia jornais. mas ele vendia bons cachorros-quentes, e como vendia. Colocava cartazes pela estrada fazendo propaganda da qualidade dos cachorros quentes. Ele ficava a beira da estrada e oferecia o seu produto em voz alta, e o povo comprava. Lentamente foi aumentando as vendas, e também cada vez mais aumentava a compra de carne e pão.  Também comprou um fogão maior para melhor atender os fregueses, e o negócio prosperava. Conseguiu dar boa escola ao filho.  Finalmente o filho já formado voltou para casa para ajudar o pai, mas então o inesperado aconteceu.  O filho falou para o pai: Pai então o senhor não ouve rádio e nem lê jornais?  Há uma grande crise no mundo.  A situação na Europa é terrível.  A situação aqui no país é ainda pior .  Tudo está indo para o “Vinagre”.  O Pai pensou: “Bem, meu filho estudou, lê jornais, ouve rádio , assiste televisão e só pode está com a razão”. O Pai foi diminuindo as compras de carne e pão, tirou os cartazes de propaganda. Já não mais forçava as vendas em voz alta, abatido pelas "notícias da crise". As vendas foram caindo, foram caindo, caindo.  O Pai então falou para o filho: Você estava certo meu filho. Nós realmente estamos no meio de uma grande crise.”

 

 

Tibério César Sousa é Coach Executivo de Liderança, membro da International Coach Federation, com mestrado profissional em Administração pela UFC, MBA Executive em Marketing pela FGV, MBA em Finanças pela FGV, MBA em Gestão de Negócios pela UFPE, com extensão na Geórgia State University-EUA.

Deixe seus comentários

0
termos e condições.

Comentários

  • Nenhum comentário foi encontrado

DEPOIMENTOS - COMPETENCE COACHING

RECOMENDE

ARTIGOS MAIS LIDOS

NEWSLETTER

Deseja receber nossa newsletter? Inscreva-se aqui:
Nome:
E-mail:

REDES SOCIAIS