Você normalmente escuta ou apenas ouve?

 

Foto 1, Competence Coaching

 

Começo esse breve artigo com uma pequena história..."Dois sujeitos do interior estão caçando na floresta quando um deles cai no chão, vira os olhos e não consegue respirar. O outro homem saca o celular e disca para o serviço de emergência. Nervoso, ele avisa à pessoa que o atende: "Bubba morreu! O que faço?" A atendente com voz calma e suave, responde: "Você só precisa ficar calmo, eu vou ajudá-lo. Primeiro certifique-se de que ele está morto." Durante alguns segundos não se ouve nada do outro lado da linha, até que a atendente escuta o som de um tiro. Então o homem volta a falar: "Tudo bem, o que a gente faz agora?" " Como essa história sobre esses dois interioranos sugere, podemos ouvir o que as pessoas dizem sem realmente escutar aquilo que está sendo comunicado. O caçador da narrativa ouviu o que a atendente disse e, tecnicamente falando, certificou-se que seu companheiro de caçadas estivesse morto, mas se tivesse "escutado" o que ela falou, não acho que ele teria atirado no parceiro.

Pense nos anos em que você passou aprendendo a ler, a escrever e a falar, na escola e em casa. Agora pense: Quanto tempo você passou aprendendo a escutar? Provavelmente quase nenhum. Ouvir é simplesmente o processo físico por meio do qual o cérebro registra os sons. Já "escutar" é ouvir com concentração e atenção. Ouvir de modo adequado, atentar e compreender em vez de simplesmente ouvir, não é tão fácil. Eu posso saber exatamente o que desejo dizer, posso expressá-lo com clareza, mas se a outra pessoa entender de modo diferente ou não "escutar",  a comunicação torna -se distorcida. Entretanto, a maioria das pessoas fala mais do que ouve e acha que sabe ouvir os outros.

Escutar é uma das melhores maneiras de aprender e por muitas vezes perdemos excelentes oportunidades por causa de barreiras, tais como: perspectivas diferentes, preguiça mental, desejo de falar, reações ao falante, emoções, cansaço físico ou desconforto, além de distrações como celulares e notebooks.

Esteja  interessado e se esforce não só para escutar, mas também para entender. No caso de dúvidas do que escutou, faça um resumo com suas próprias palavras, repita e cheque se entendeu a mensagem correta, escreva anotações, faça perguntas e procure ler as mensagens não verbais.

Bons ouvintes também são líderes que inspiram credibilidade, respeito, confiança e sabedoria. Steven Sample autor do livro The Contrarian's Guide to Leadership, algo como O guia de liderança do contestador, ainda não publicado no Brasil, afirma: "Muitos líderes são péssimos na hora de ouvir. Na verdade, eles pensam que falar é mais importante do que ouvir, mas os líderes contestadores sabem que é melhor ouvir primeiro e falar depois. E, quando param para ouvir, o fazem com grande habilidade."

Para ser um bom líder e um bom ouvinte você precisa ser capaz de não apenas pensar por si, mas também entender que os outros pensam e aprendem com isso. Ou seja, uma das principais fontes da liderança está na  capacidade de escutar e entender as pessoas.

Segundo Jim Rohn autor do livro: As Sete Estratégias para a Prosperidade e a Felicidade", entre outros... "Um dos maiores presentes que se pode dá a uma pessoa é a atenção." Esteja realmente presente e escute melhor para ser um excelente líder e  obter melhores resultados!

 

Tibério César Sousa é Coach Executivo de Liderança, membro da International Coach Federation, com mestrado profissional em Administração pela UFC, MBA Executive em Marketing pela FGV, MBA em Finanças pela FGV, MBA em Gestão de Negócios pela UFPE, com extensão na Geórgia State University-EUA.

 

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