QUEM PRECISA DE LÍDER INSPIRADOR?
UM GERENTE ESTÁVEL PODE SER BEM MAIS VALIOSO
O culto aos líderes inspiradores – que atingiu seu ápice com a enxurrada de biografias, artigos e filmes sobre Steve Jobs, por exemplo – talvez seja uma influência negativa para o mundo dos negócios. Pelo menos é o que indica um estudo da Universidade de Iowa, publicado no site Journal of Personnel Psychology, segundo o qual líderes do tipo de Jobs, Bill Gates ou Sam Walton nem sempre se revelam os melhores chefes. Os pesquisadores concluíram que, na maioria dos casos, os líderes não precisam ser transformadores para dirigir um grupo altamente produtivo, mas sim gerentes sólidos e estáveis, vistos como parte da turma. Nada daquele cultuado perfil do líder energético, carismático e ousado que faz espocarem inovações e crescimento.
Examinando 55 grupos de trabalho com 196 empregados em duas fábricas, os pesquisadores descobriram que o estilo de liderança transformador e inspirador pouco ajudou a motivar o grupo a assumir suas responsabilidades. E, quanto maior era a identificação interna, menos influência tinha esse líder. O estudo revelou ainda que os funcionários menos influenciáveis pelo líder transformador eram aqueles com elevado grau de motivação pessoal ou apego a valores mais tradicionais. “Essas pessoas acreditam que desempenhar um bom trabalho seja sua obrigação, pois são pagas para isso, não precisando de inspiração”, diz o professor Ning Li, um dos autores.
Em alguns casos, o líder transformador até prejudicava o desempenho, pois acabava interferindo em um grupo que já funcionava adequadamente. Isso porque a equipe necessita encarar o líder como um dos seus, aumentando a identificação interna e a vontade de colaboração mútua. Em conclusão, o estudo recomenda que os líderes eficientes são os capazes de adaptar suas ações a cada situação, em vez de usar um estilo pessoal único e fixo. Não estrelarão filmes, mas certamente aumentarão seu faturamento.
Fonte:http://epocanegocios.globo.com/Inteligencia/noticia/2014/05/quem-precisa-de-lider-inspirador.html
Comentários
- Nenhum comentário foi encontrado
Deixe seus comentários