SETE DICAS PARA TER A EQUIPE DOS SONHOS

Equipe dos sonhos, Competence CoachingTer uma equipe azeitada, que trabalhe em conjunto para atingir os objetivos da empresa é quase uma utopia. Problemas de relacionamento, metas mal estabelecidas ou uma contratação errada pode pôr tudo a perder. Segundo Katia Macedo, coach de negócios para pequenas e médias empresas e fundadora da Premium Coaching, é possível diminuir os riscos melhorando a maneira de fazer as coisas no ambiente corporativo.

A pedido de Época NEGÓCIOS, Katia preparou uma lista de dicas que ajudam a empresa a ter uma alta performance e reter seus talentos. Confira abaixo:

Saiba como contratar

Usar sua rede de relacionamentos e ferramentas como o Linkedin em busca de novos talentos são decisões acertadas, mas antes da busca é importante fazer uma reflexão prévia sobre o perfil desejado. Currículo e habilidades não são tudo, é preciso checar se a pessoa é adequada para a cultura organizacional da companhia e com os desafios sob responsabilidade no contratado. Pense também na interação do candidato com os demais funcionários. Características complementares e compatíveis com os demais da equipe são fundamentais para a construção de times de alto desempenho.

Mantenha seus funcionários motivados

Estabelecer tarefas apenas para quem já teve oportunidade de realizá-las é decisão mais compatível com uma gestão de curto prazo do que com o desenvolvimento estratégico sustentável dos negócios . Manter profissionais e equipes motivados e em constante aprimoramento impõe estipular desafios. As pessoas tendem a produzir mais quando têm metas claramente estabelecidas em termos de resultado, qualidade e prazo mas ao mesmo tempo estão razoavelmente livres para exercitar sua criatividade e iniciativa.

Estimule a melhoria dos processos

Aqui o importante é a ponderação. O líder precisa estar envolvido profundamente com o negócio, mas determinar passo a passo o que deve ser feito pela equipe realmente não é a melhor forma de delegar, porque não desenvolve competências nem constrói responsabilidade. Estimular a criação de rotinas e o mapeamento dos processos e rotinas da empresa é fundamental para o aprendizado e a melhoria contínua. Também é imprescindível garantir espaço para que as possibilidades de aprimoramento identificadas no dia a dia pelos times possam ser aproveitadas.

Dê feedbacks de forma correta

O processo de feedback não deve ser um evento anual. A comunicação sobre o que está funcionando e o que não está deve ser frequente. Distanciado no tempo dos eventos dignos de registro, o retorno dado ao colaborador perde muito do seu poder de consolidar comportamentos produtivos e de corrigir aqueles que nao estejam contribuindo para os resultados positivos. Por outro lado, é importante planejar a reunião de feedback para que ela seja estruturada, objetiva e transparente. Sugerimos ainda registrar a reunião de feedback para usar como histórico para a próxima e traçar um plano de desenvolvimento a partir dela. Sem metas estabelecidas, diminuem as chances de que os aperfeiçoamentos saiam do mundo das intenções e se integrem ao mundo dos fatos.

Cuidado ao elaborar metas

Quanto mais específico for o objetivo e mais detalhados os passos a serem dados para alcançá-lo mais fácil se torna a sua realização. A linha de chegada quando permanece à vista é um poderoso incentivo. Além disso, os passos intermediários funcionam como vitórias parciais que vão mantendo a autoestima e o sentimento de competência que agem como impulsionadores. Estabelecer metas inatingíveis tem o efeito contrário: ninguém começa a subir uma montanha que, da base, já se sabe com plena convicção que é impossível atingir o cume. Por outro lado, metas que não encerram desafio também não podem ser consideradas propulsionadoras de qualquer desenvolvimento significativo. Esses erros são comuns.

Administre os conflitos de forma saudável

Os conflitos podem decorrer da colocação de interesses individuais acima dos interesses do time e é papel do líder promover o entendimento, destacando a importância do alinhamento para a atingir os objetivos comuns. Se adequadamente geridos pelo líder, os conflitos podem se tornar produtivos, trazendo novos modos de trabalho, novas visões e amadurecimento para o grupo.

Mantenha uma boa relação entre líderes e liderados

As pessoas trabalham por dinheiro, mas trabalham ainda mais em busca de sentido para suas vidas. As pessoas querem desafios, aprender algo novo, fazer a diferença para a sua comunidade ou desenvolver um talento. Empresas que recompensam apenas com dinheiro gastam muito e mantêm relações superficiais com os funcionários, perdendo lealdade e comprometimento. Recompensas exclusivamente individuais minam o espírito de equipe e encorajam visões de curto prazo.

Fonte:http://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/Empresa/noticia/2014/03/sete-dicas-para-ter-equipe-dos-sonhos.html

 

Deixe seus comentários

0
termos e condições.

Comentários

  • Nenhum comentário foi encontrado

DEPOIMENTOS - COMPETENCE COACHING

RECOMENDE

ARTIGOS MAIS LIDOS

NEWSLETTER

Deseja receber nossa newsletter? Inscreva-se aqui:
Nome:
E-mail:

REDES SOCIAIS