Quanto vale o seu tempo?

 

"Um menino pergunta ao pai quando este retorna do trabalho:- Papai, quanto o senhor ganha por hora de trabalho? - Escuta aqui meu filho, isto nem a sua mãe sabe.  Mas o filho insiste:- Mas papai, por favor, quanto o senhor ganha por hora?- Trinta reais por hora, responde o pai. - Então, papai, o senhor poderia me emprestar dez reais? - Vá dormir e não amole mais, menino aproveitador! Já era tarde da noite quando o pai começou a pensar no que havia acontecido e sentiu-se culpado. Talvez, quem sabe, o filho precisassse comprar realmente algo.  Querendo aliviar sua consciência foi até o quarto do menino e , em voz baixa, perguntou: - Filho , está dormindo?- Não papai.- Olha, aqui está o dinheiro que me pediu, dez reais. - Muito obrigado, papai (disse o filho levantando-se e retirando mais  vinte reais de uma caixinha que estava sob a cama) - Agora já completei, papai. Tenho trinta reais! Poderia me vender uma hora do seu tempo?"

Você já parou para pensar qual é o real valor do seu tempo e o que você está realmente fazendo com ele? O tempo é uma das melhores coisas que temos e independente de quem seja,  a quantidade diária de horas é igual para todos, porém o que fazemos com ele é o que determina se damos ou não o real valor para o tempo. Diante disso, administrar o tempo é, portanto, uma delicado e permanente exercício de escolha e consequência.

Segundo o publicitário Nizan Guanaes "Viver é gerenciar o tempo. O tempo profissional, o tempo de lazer, o tempo familiar, o tempo para os filhos e o tempo biológico. Todo sofrimento e vitória vêm da boa gerência desse tempo. O mau pai é um mau gerente. O mau profissional é um mau gerente. O marido ausente é um mau gerente. O sujeito que só trabalha e não se diverte é um mau gerente. O contrário também. Eu que vivo dos segundos (em geral, tão poucos segundos, 30, raramente 60), sei que o tempo é um senhor a quem se deve respeitar sempre".

Pesquisa recente da seguradora britânica Direct Lind, com 2000 pessoas, apontou que 7 horas é uma quantidade ideal de tempo livre por dia. Entretanto, segundo a mesma pesquisa, a média de tempo livre obtida pelas pessoas é de 4 horas e 15 minutos. Para 80% dos entrevistados, parte do tempo de lazer foi tomada pelo trabalho, não apenas pela rotina dentro do escritório, mas pelas tarefas que continuam aparecendo em tempo real por meio de emails e mensagens via smartphones, mesmo quando o profissional já encerrou o expediente de trabalho. "Aqueles que fazem o pior uso do seu tempo são os primeiros a reclamar de que o tempo é curto" , já dizia o famoso pensador francês Jean de La Bruyère.

O grande desafio no que tange ao tempo é priorizar o que é mais importante e eliminar os desperdiçadores de tempo através de metas, ações e prazos específicos, sejam de curto, médio ou longo prazo,  visando concluir cada objetivo direcionado em harmonia com os seus valores. Além do que, é salutar o tempo ser utilizado com equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal pois essas duas áreas caminham juntas e se retro alimentam, principalmente se as pessoas buscam uma melhor qualidade de vida, saúde, realização e  satisfação pessoal.  Se você não administra, não prioriza e não entende o valor real do seu tempo, não reclame das suas 24 horas! Pense nisso, respeite e administre melhor o seu tempo! Com certeza melhores resultados virão.

 

Tibério César Sousa é Coach Executivo de Liderança, membro da International Coach Federation, com mestrado profissional em Administração pela UFC, MBA Executive em Marketing pela FGV, MBA em Finanças pela FGV, MBA em Gestão de Negócios pela UFPE, com extensão na Geórgia State University-EUA.

 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / www.competencecoaching.com.br/ facebook.com/competencecoaching 

 

 

Deixe seus comentários

0
termos e condições.

Comentários

  • Nenhum comentário foi encontrado

DEPOIMENTOS - COMPETENCE COACHING

RECOMENDE

ARTIGOS MAIS LIDOS

NEWSLETTER

Deseja receber nossa newsletter? Inscreva-se aqui:
Nome:
E-mail:

REDES SOCIAIS