Você já parou para pensar em seus hábitos?

  

Hábitos, Competence Coaching

 

Os hábitos têm um enorme impacto na nossa saúde, na produtividade, estabilidade financeira e acredite, na felicidade! A maioria das escolhas que fazemos a cada dia, pode parecer fruto de decisões tomadas, porém não são, elas são hábitos.  Um artigo publicado por um pesquisador da Duke University relata que mais de 40% das ações que as pessoas realizam todos os dias não são a partir de decisões tomadas, mas sim, de hábitos que possuímos em nosso cotidiano.

Hábitos são comportamentos que incorporamos através de aprendizagem e rotina, e, se tornam tão automáticos que acabamos deixando de nos dar conta dos motivos. Os hábitos surgem porque nosso cérebro está a todo momento procurando uma maneira de "poupar esforços", deixando nosso "piloto automático" tomar controle da situação. O problema maior ocorre quando temos comportamentos que nos prejudicam, impedindo de crescer ou ter sucesso, e é aí que mora o perigo. Ao incorporarmos um hábito que nos prejudica, acabamos por repetí-lo e deixamos o mesmo comandar parte de nossas vidas.

Praticamente a maioria das pessoas possui alguns hábitos que gostariam de mudar.  Deixar a preguiça de lado e ir à academia, parar de comer bobagens, se preocupar-se menos, além de tantos outros, porém,  mudar o menor e mais simples dos hábitos não é tão fácil,  é um grande desafio, principalmente se não tivermos um  propósito maior que nos impulsione para  novos comportamentos e consequentemente,  novos hábitos mais saudáveis.

Numa entrevista sobre o livro O Poder do Hábito, Charles Duhigg disse: "Nos últimos 15 anos, aprendemos muito sobre o funcionamento dos hábitos e como mudá-los. Os cientistas explicaram que todo hábito se compõe de deixa, rotina e recompensa. A deixa é o gatilho que diz ao cérebro para entrar no modo automático e usar este ou aquele hábito. Depois há a rotina, o comportamento propriamente dito, que pode ser físico, mental ou emocional. Por fim, vem a recompensa, que ajuda o cérebro a perceber se valerá a pena recordar esse hábito específico no futuro."

Neste momento, talvez seja a  hora de parar e analisar de que forma estamos sendo conduzidos por alguns de nossos hábitos.  Como podemos simplesmente substituir o prazer que temos de um hábito não saudável, por outro saudável que gradativamente nos satisfaça. O importante é encontrar a "deixa" que provoca a atividade ou o comportamento não saudável e dar um jeito de associar esta mesma "deixa" a algo saudável. Por exemplo: se ao chegar da academia à noite, após o trabalho o faz consequentemente entrar na internet , use-o como deixa para ler um capítulo de um livro. A princípio, será difícil vencer a vontade de se conectar, mas a cada vez que você executar o novo comportamento, você fortalecerá o vínculo da mudança. Comece e aja agora, você pode!

 

Tibério César Sousa é Coach Executivo de Liderança, membro da International Coach Federation, com mestrado profissional em Administração pela UFC, MBA Executive em Marketing pela FGV, MBA em Finanças pela FGV, MBA em Gestão de Negócios pela UFPE, com extensão na Geórgia State University-EUA.

 

Deixe seus comentários

0
termos e condições.

Comentários

  • Nenhum comentário foi encontrado

DEPOIMENTOS - COMPETENCE COACHING

RECOMENDE

ARTIGOS MAIS LIDOS

NEWSLETTER

Deseja receber nossa newsletter? Inscreva-se aqui:
Nome:
E-mail:

REDES SOCIAIS