Você tem MEDO de quê?

 

Tibério, Competence Coaching

Não há nada de errado com o sentimento. Desde que ele não atrapalhe a sua vida! Estamos passando por um momento de crise econômica e é uma realidade, mas o mais importante é como você reage a esse momento. Se o medo do desemprego crescer e se tornar constante em sua vida, se o medo de não arrumar um emprego for maior que a sua vontade, se o medo de não conquistar mais clientes para pagar as suas contas for maior de que suas ações, aí sim, o medo não só bloqueará suas atitudes, como reduzirá sua coragem e poderá inclusive afetar a sua saúde, e com certeza, atrapalhará de fato a sua vida.

Uma pesquisa do Instituto Qualibest sobre o medo do brasileiro exibida no Jornal Nacional em Agosto de 2015, apontou que o maior medo do brasileiro é envelhecer com algum problema de saúde, entretanto, a mesma pesquisa também apontou de forma contraditória que o brasileiro não cuida bem da alimentação e não faz exercícios físicos em quantidade suficiente. Ou seja, se tem medo, mas não age preventivamente, o medo de envelhecer sem saúde poderá se transformar em  realidade, além do que, quanto mais você pensa no problema ou alimenta o próprio medo, mas ele surge e lhe paralisa.

De certa forma, o medo não é nada mais que a busca do corpo pela sobrevivência. O medo aumenta a produção de hormônios do estresse (adrenalina/cortisol). Essas substâncias causam uma série de reações fisiológicas imediatas, como tensionamento muscular, batimentos cardíacos, respiração acelerada, perda de sono e dilatação das pupilas. "Tudo isso para que você tenha a resposta mais eficaz à situação que coloca sua vida ou integridade física em risco", explica José Roberto Palcoski - psicólogo. "O medo é necessário porque impede que a gente se coloque em perigo", diz Helena Masseo de Castro - psiquiatra. Mas "demais", pode ser um grande problema!

Algumas vezes podemos passar por momentos de perigo, momentos de crise , ouvir sobre pessoas que estiveram em situações perigosas, escutar informações constantes da mídia de forma negativa,  e acabamos por muitas vezes construindo um conceito frente a isso. Neste ponto, o medo pode se tornar um grande problema, pois pode impedir você de agir e de vivenciar essas, e novas situações. Primeiramente, é preciso buscar entender a origem dos seus medos, e verificar também a real veracidade do perigo. E tenha coragem! Coragem não é ausência de medo, mas sim o impulso de vencê-lo depois de senti-lo, além do que, você precisa "dela" para permanecer no controle e buscar vencer seus medos e consequentemente não se paralisar com as adversidades atuais.

O importante em situações de "medo" é buscar tentar permanecer racional e com coragem para tomar as melhores decisões, agir e seguir em frente. E como diz uma frase anônima que circula na internet..."Não permita que o medo paralise seus movimentos. Se algo deve ser feito, faça ainda que com medo". Você pode, acredite nisso e aja com coragem!

 

Tibério César Sousa é Coach Executivo de Liderança, membro da International Coach Federation, com mestrado profissional em Administração pela UFC, MBA Executive em Marketing pela FGV, MBA em Finanças pela FGV, MBA em Gestão de Negócios pela UFPE, com extensão na Geórgia State University-EUA.

 

  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / www.competencecoaching.com.br/ facebook.com/competencecoaching

Deixe seus comentários

0
termos e condições.

Comentários

  • Nenhum comentário foi encontrado

DEPOIMENTOS - COMPETENCE COACHING

RECOMENDE

ARTIGOS MAIS LIDOS

NEWSLETTER

Deseja receber nossa newsletter? Inscreva-se aqui:
Nome:
E-mail:

REDES SOCIAIS