6 dicas para uma apresentação matadora
Em algum momento da carreira, todo profissional enfrenta o desafio de fazer uma apresentação. Poder ser algo para sua própria equipe, seu chefe, fornecedores, clientes. Independentemente do público-alvo, importante seguir alguns passos para cativar a audiência e vender sua ideia.
Para ajudar você nessa missão, pedimos ajuda para uma consultoria especializada em comunicação corporativa. A La Gracia listou as dicas abaixo. Leia com atenção e crie sua própria apresentação matadora.
1 – ORGANIZE AS IDEIAS
O primeiro passo para uma apresentação matadora é organizar suas ideias fora do PowerPoint ou de qualquer outra ferramenta de slides. Essa é a hora do velho, porém sempre na moda, papel. Ou, se preferir, utilize o Word mesmo.
Escrever um discurso é fundamental para construir uma linha de raciocínio que amarre toda a apresentação. Isso ajuda a resolver problemas como falta de organização, de objetividade e de coerência. Além disso, escrever é uma forma de estudar e se preparar para a “hora do show”.
2 – O QUE É ÓBVIO PARA VOCÊ, NÃO E ÓBVIO PARA O OUTRO
Para que o discurso funcione, é essencial colocar-se no lugar do público. Procure perceber o que é relevante para a sua audiência, quais são as suas necessidades e qual é o conhecimento prévio da plateia, ou seja, o que as pessoas sabem a respeito do assunto que você vai abordar. Quando souber todas essas informações, trabalhe seu conteúdo pensando nessa realidade. O público só vai se identificar se conseguir se enxergar na história que está sendo contada.
Se o grupo for muito eclético, procure um ponto de interesse mútuo, algo que os una para que sua mensagem converse com a maioria.
A linguagem deve ser acessível. Se precisar utilizar termos técnicos ou em inglês, certifique-se de que todos estão habituados a eles e, se não for o caso, traga traduções. Quando nosso cérebro não entende algo ou não se identifica com o assunto, ele desliga e você perde o espectador.
Utilize metáforas, conte histórias, faça analogias. Esforço para gerar compreensão nunca é demais.
3 – DESPERTE O INTERESSE
Apresentações são como filmes, precisam de elementos que mantenham o público atento. Traga os “vilões” para sua apresentação. É importante que o cérebro da plateia seja estimulado a pensar e a solucionar problemas junto com você. Por isso, pense sempre em necessidades e dificuldades a serem resolvidas pelo assunto que você está abordando, faça perguntas para seu público, abra discussões.
4 – COMPROVE SEU PONTO DE VISTA
A argumentação é parte fundamental da apresentação. E para que ela tenha força e credibilidade, deve ser baseada em dados externos. É o famoso “não sou eu quem está dizendo”. Traga dados estatísticos, pesquisas, especialistas que apoiem o que está sendo dito. Saia do achismo.
Outro ponto importante é a condução do público até o resultado. O discurso não pode ser impositivo, mas sim construído junto com o público para que ele chegue à conclusão sozinho. O apresentador deve ser um condutor do pensamento.
5 – SLIDES PARA QUEM?
A sua resposta para essa pergunta vai definir o destino da sua apresentação. Por isso pense bem antes de responder.
a) para o apresentador
b) para o público
Pensar que o slide é para o apresentador é um problema. Quando utilizamos o slide para nos lembrar do que temos a dizer, tendemos a colocar todo o discurso na tela e, se todo o texto está na tela, eu preciso de um apresentador? Não. O público consegue ler sozinho e é isso que ele vai fazer. A primeira coisa que a plateia faz ao ver um slide na tela é olhar para ele.
Os slides são um apoio para que o público visualize mais rápido o que você está dizendo. Por isso, devem ser fáceis de entender, para que a audiência olhe para eles, compreenda a mensagem e volte a prestar atenção no apresentador.
A dica é “enxugue” o slide. Selecione o que vai ficar na sua fala e o que vai para o slide e deixe na tela apenas o que for essencial para uma melhor compreensão e visualização da mensagem. Utilize contraste para destacar as informações mais relevantes. Construa uma hierarquia e um fluxo de leitura, direcione o olhar da plateia.
As animações são ótimas para ditar o tempo da sua apresentação, use-as com moderação para que as informações apareçam no slide acompanhando seu discurso, seguindo o raciocínio. De novo: é seu papel facilitar a vida do público. Se as pessoas tiverem que decodificar o material, elas vão se dispersar.
6 – PREPARE-SE PARA A HORA DO SHOW
Se você tomou todos os cuidados para preparar uma apresentação clara e interessante, não pare agora! Prepare-se para o grande momento de fazê-la chegar até as pessoas. Estude seu discurso, apresente para o espelho, para os amigos, família, colegas e peça a opinião deles. Uma das técnicas mais eficazes é a de filmar a si mesmo. Ao assistir sua performance, você consegue identificar os ruídos, para depois eliminá-los. Concentre-se nos movimentos das mãos, na postura e volume da voz. Tudo o que estiver demais ou de menos roubará a cena, por isso deve ser trabalhado. Tente perceber se existe algum vício de linguagem (“né?”, “tipo”, “e aí”). Caso sejam identificados, devem ser eliminados também.
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