Como se livrar das perguntas de ouvintes encrenqueiros da plateia

Sempre haverá o risco de que apareça um encrenqueiro na plateia. Aquele que não terá o menor escrúpulo em puxar o seu tapete. Você está na frente do grupo tomando todo o cuidado para passar a mensagem da maneira mais correta possível. De repente, vislumbra lá no fundo da sala um braço levantado pronto para fazer uma pergunta.

Só que não se trata apenas de uma pergunta. É um encrenqueiro aproveitando a oportunidade para aparecer e deixá-lo numa tremenda saia justa. Você respira fundo, conta até dez para não revidar com agressividade, pois poderia fazer papel antipático em público, e tenta se comportar com tolerância e amabilidade. Entretanto, morre por dentro.

Se existir a mínima possibilidade de que alguém na plateia faça perguntas constrangedoras, corte o risco na raiz. Combine com o público que as perguntas serão respondidas no final. E como está interessado em atender ao maior número de dúvidas possível, que as questões sejam formuladas por escrito. Assim, juntará os questionamentos semelhantes.

Pronto. Você conseguirá assim responder as perguntas que interessam à maioria e poderá se defender das questões mais capciosas. No momento de ler o questionamento mais agressivo será possível parafrasear o texto e retirar o tom mais contundente. Não deixará de responder a dúvida do ouvinte e se livrará do constrangimento.

Por exemplo, se alguém fizesse a seguinte pergunta: como você explica a preocupante queda de 20% no faturamento depois que assumiu nossa gerência comercial? É evidente que o ouvinte não deseja apenas uma resposta, na verdade ele está fazendo uma acusação para tentar prejudicá-lo na frente do grupo.

Nesse caso você poderia dizer: a questão levantada aqui é sobre a queda nas vendas. Muito boa essa pergunta, pois diante do que ocorreu no mercado nosso resultado foi excelente. Todos sabemos que o setor teve um decréscimo de 30 a 35%. Nós, entretanto, conseguimos segurar em 20%. Um bom resultado, mas que ainda pode ser melhorado.

Não é porque o mercado está indo ladeira abaixo que vamos nos contentar com o que conseguimos conquistar. Nosso desafio é ainda maior e vamos nos dedicar para continuar com sucesso cada vez mais destacado. Agradeço muito a oportunidade de poder falar sobre esse nosso desempenho nos últimos meses.

Essa é uma tática que dá bons resultados e poderá livrá-lo de situações embaraçosas.

Superdicas da semana:

Procure não se alterar diante de perguntas agressivas.

Se fizerem pergunta agressiva, repita a pergunta dando tom mais ameno.

Se não tiver muito domínio do assunto, peça que façam perguntas no final.

Se o público for numeroso, combine que façam perguntas por escrito.

 

Fonte:http://economia.uol.com.br/blogs-e-colunas/coluna/reinaldo-polito/2015/11/03/como-se-livrar-das-perguntas-dos-ouvintes-encrenqueiros.htm

Deixe seus comentários

0
termos e condições.

Comentários

  • Nenhum comentário foi encontrado

DEPOIMENTOS - COMPETENCE COACHING

RECOMENDE

ARTIGOS MAIS LIDOS

NEWSLETTER

Deseja receber nossa newsletter? Inscreva-se aqui:
Nome:
E-mail:

REDES SOCIAIS