Você faz parte das pessoas que têm ATITUDE?

 

Tibério, Competence Coaching

 

 "Faça com que suas atitudes falem tão alto, que não se consiga ouvir o que você diz."

        (Ralph Waldo Emerson)

 

Tenho sido um pouco recorrente em alguns dos artigos que tenho escrito aqui na plataforma do Linkedin quando se trata de ação, ou, mais precisamente, de ATITUDE. O grande ponto, porém, é que temos de forma geral uma grande tendência de nos sabotar no pensar sem ação, no não criar formas e alternativas e isso quando não terceirizamos nossa falta de ação nos fazendo vítimas em decorrência de outros, de passado, de crenças, de limitações ou de uma variável externa. Quando efetivamente não agimos, não fazemos acontecer e ficamos só no pensamento, no intelecto e nas boas intenções, e o resultado se resume em normalmente uma coisa: NADA! Ou pior, em possíveis perdas.

As melhores coisas acontecem para quem levanta, vai lá e faz. A ATITUDE é um tipo especial de ação. É fazer algo que precisa ser feito sem que seja mandado fazê-lo. As pessoas bem sucedidas têm atitudes, as que permanecem na mediocridade, que não obtêm sucesso, normalmente são pessoas sem atitudes. Como Clarice Lispector escreveu  "A atitude é uma pequena coisa que faz uma grande diferença."  Não basta que as idéias sejam excelentes. Uma ideia apenas regularmente boa, mas posta com atitude em execução é bem melhor que outra maravilhosa, mas que não se realiza.

Resgato uma breve história de atitude para reflexão: "Um funcionário com muitos anos de empresa estava transtornado porque um jovem contratado há pouco tempo, tinha sido indicado pelo patrão para uma vaga à qual o antigo empregado pleiteava.  Esse antigo funcionário, pediu alguns minutos com o chefe, e o chefe já sabendo do que se tratava , não permitiu inicialmente que o funcionário começasse a expor o motivo de sua queixa. Ao invés disso, o patrão fez um pedido: Há um vendedor de abacaxis parado ali do outro lado da rua. Veja quanto está o abacaxi por gentileza. A contragosto e até um tanto indignado pelo estranho pedido, o funcionário foi e voltou quase meia hora depois, pois havia aproveitado para tomar café na padaria da esquina e conversar com conhecidos que passavam. Retornando, o patrão perguntou: Qual é o preço unitário do abacaxi pérola? Não sei se era o pérola, mas o que ele tem lá custa R$3,00. Ele fornece para a empresa? Não sei. Mais alguma informação? Não. O chefe pediu que o funcionário mais velho na função aguardasse e mandou chamar o mais novo. O chefe pediu para este que realizasse a mesma tarefa. Ele foi e voltou em menos de quinze minutos. O patrão fez a mesma pergunta: Qual é o preço unitário do abacaxi pérola?  É R$ 3,00. Ele fornece para a empresa? Sim. Ele oferece algum desconto? Para compras acima de 100 unidades ele oferece 20% de desconto para o pérola e 25% para o cayenne. Em quanto tempo ele entrega? Até às 8h do dia posterior ao pedido. Há mais alguma coisa que eu precise saber? Ele também fornece outras frutas e dá descontos conforme a fruta, a quantidade pedida e a disponibilidade. Após essa última resposta, o chefe se dirige ao funcionário mais antigo e pergunta qual era mesmo o assunto do qual ele queria tratar..." A resposta você já deve imaginar...

Existem dois tipos de pessoas: as que têm atitudes e alcançam o sucesso, e as outras. A pessoa de atitude faz, vai além, a sem atitude às vezes pretende até fazer, mas não faz. Um desejo não muda nada, uma atitude  muda tudo. Muitas pessoas não ativas são assim porque insistem em aguardar que tudo esteja cem por cento perfeito antes de executarem uma ação, mas nada do que fazemos ou planejamos pode ser absolutamente perfeito, portanto, aguardar que as condições sejam perfeitas, às vezes, é aguardar para sempre. Teve uma boa ideia? Faça alguma coisa com ela! Precisa fazer algo para mudar a sua vida? AJA! O momento para ser uma pessoa com ATITUDE  é "AGORA". Pense nisso e faça acontecer!

 

Tibério César Sousa é Coach Executivo de Liderança, membro da International Coach Federation, com mestrado profissional em Administração pela UFC, MBA Executive em Marketing pela FGV, MBA em Finanças pela FGV, MBA em Gestão de Negócios pela UFPE, com extensão na Geórgia State University-EUA.

 

  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / www.competencecoaching.com.br/ facebook.com/competencecoaching

 

Deixe seus comentários

0
termos e condições.

Comentários

  • Nenhum comentário foi encontrado

DEPOIMENTOS - COMPETENCE COACHING

RECOMENDE

ARTIGOS MAIS LIDOS

NEWSLETTER

Deseja receber nossa newsletter? Inscreva-se aqui:
Nome:
E-mail:

REDES SOCIAIS