Você está "saindo para fora"? ( Networking)

 

Tibério, Competence Coaching

Apesar de "saindo para fora" ser em nossa linguagem um pleonasmo*, a instigação é essa mesma! Você está, principalmente nesse momento de crise,resgatando, fazendo novos contatos e ativando sua rede de relacionamentos? Está de alguma forma fazendo a manutenção diária? Segundo  pesquisa realizada pela escola de negócios da Universidade de Phoênix,nos EUA,  junto a cerca de dois mil profissionais que trabalham ativamente seunetworking; 32% receberam ofertas de emprego nos últimos meses; 23% conseguiram apoio de superiores dentro da empresa, além da pesquisa também identificar com a prática,  ganho de novos clientes, aumentos salariais e promoções. Ademais, a possibilidade de recolocaçãoprofissional acontecer em um menor tempo aumenta em mais de 70% devido a manutenção constante da rede de contatos.

Parte-se do princípio de que o networking é realizado para a troca de ideias,compartilhamento de oportunidades, conselhos, mas não favores, ou seja, é o que você pode dá em troca daquele momento em que você ativamente convidou uma pessoa, que tem o "tempo" dela também como importante, e reservou aquele espaço para você. No networking são as pessoas importantes e não as empresas ou os negócios. Antes de tudo, networking ou rede de relacionamentos é ampliar seu quadro atual de contatos e principalmente administrar a forma periódica de relacionar-se com cada um, seja por meios eletrônicos, mas seja principalmente via encontros pessoais, através de cafés, almoços ou eventos sociais.

É fato que na maioria das vezes não fomos ensinados e de certa forma não sabemos fazer networking. Sentimos-nos um pouco intimidados, inclusive não querendo parecer interesseiros e, dependendo da situação, quando tentamos abordar alguém nesse propósito de networking e recebemos alguma "negativa" de espaço na agenda do outro para um encontro, acabamos nos retraindo e deixando de nos expandir nessa rica oportunidade. Contudo, devemos serOUSADOS, insistir, continuar...buscar um novo contato! Isso faz parte do desenvolvimento dessa nova habilidade que muitos ainda estão desenvolvendo ou não sabem da sua real importância. 

Provavelmente você conhece mais pessoas do que pensa que conhece! Além de contatos que você pode resgatar dos tempos de colégio, universidade, trabalhos anteriores e outros, na verdade, o importante aqui é que você "saia para fora", que procure e mantenha também contatos com pessoas de fora da sua empresa atual, do seu convívio, e não fique em contato, necessariamente, apenas com  pessoas que você conheça ou que pensem iguais a você. Outrossim, dependendo do seu objetivo, suas ações de ampliação da sua rede de relacionamentos, podem chegar aos amigos e colegas de seus amigos, pois é assim que o processo cresce, solidifica e  retroalimenta.

Muitas vezes excelentes oportunidades aparecem através de quem a gente menos espera e outras vezes as oportunidades acontecem porque ativamente, via contatos e contatos, fazemos com que elas cheguem até nós. Networking é uma prática importante para avançarmos na carreira e nos negócios! Renove suas relações e contatos, use as redes sociais para ativá-las, mas busque encontrar pessoalmente as pessoas e ajude o universo a conspirar ao seu favor. Em outras palavras, quem não é visto não é lembrado. Não espere a crise bater na sua porta para você entender o quanto o networking pode ser, de fato, importante em sua vida. 

E você, que tal trocarmos uma ideia? 

 

 Tibério César Sousa é Coach Executivo de Liderança, membro da International Coach Federation, com mestrado profissional em Administração pela UFC, MBA Executive em Marketing pela FGV, MBA em Finanças pela FGV, MBA em Gestão de Negócios pela UFPE, com extensão na Geórgia State University-EUA.

 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / www.competencecoaching.com.br/facebook.com/competencecoaching 

 

 

* Pleonasmo: repetição, no falar ou no escrever, de idéias ou palavras que tenham o mesmo sentido. É vício quando empregado por ignorância ou inconsciência: Subir para cima; é figura quando propositado, para dar força à expressão: Vi com meus próprios olhos.

Deixe seus comentários

0
termos e condições.

Comentários

  • Nenhum comentário foi encontrado

DEPOIMENTOS - COMPETENCE COACHING

RECOMENDE

ARTIGOS MAIS LIDOS

NEWSLETTER

Deseja receber nossa newsletter? Inscreva-se aqui:
Nome:
E-mail:

REDES SOCIAIS