Não seja pego de surpresa

 

Tibério, Competence Coaching

"Ou nós encontramos um caminho, ou abrimos um"  (Aníbal - Líder Militar Cartaginês)

Tenho-me deparado com alguns profissionais que me passam o interesse de participar do programa de Coaching, mas por terem sido demitidos recentemente abordam-me praticamente com o mesmo discurso:"gostaria de fazer,  mas não posso, fui desligado, pego de surpresa".  Nesse momento sempre me vem o pensamento de como eu gostaria antes de ter tido a oportunidade de ter feito um trabalho de reposicionamento com esse profissional. Tenho a plena consciência de não só buscar sempre fazer um trabalho de excelência, mas, principalmente, ter a missão de repassar e compartilhar o que é, e o valor de quão é importante o coaching, quando conduzido seriamente por um profissional, no momento atual de qualquer pessoa.

Vale lembrar que o Coaching Executivo ajuda a aumentar as possibilidades de sucesso de profissionais que queiram desenvolver competências de liderança, além do que, dependendo do momento atual de cada um, pode-setrabalhar e preparar o profissional para ser percebido numa possível promoção, melhorá-lo e capacitá-lo para suas atividades atuais, ajudá-lo a um melhor planejamento de carreira, auxiliá-lo na busca de melhores práticas na gestão de seu  próprio negócio,  melhorar sua visibilidade no mercado externo e reposicioná-lo em sua empresa atual, visando principalmente não ser pego de surpresa.

É factível afirmar que muitos profissionais ainda não sabem o que é coaching e, devido a falta de informação e falta de interesse, não entendem o quanto esse processo pode ser enriquecedor em suas vidas. Não percebem o "valor" de retorno e muitas vezes não entendem ainda o quanto ele pode ser fundamental para o crescimento pessoal e profissional, independente de qual situação se encontre.

E você que está empregado, vendo e participando da situação econômica do país, olhando pela ótica de "não ser pego de surpresa",  convido-lhe a fazer uma breve reflexão em cima de algumas questões: Como está a empresa que você trabalha atualmente? Como está o setor de atuação dela? Como está a sua área na empresa? Como estão os resultados da empresa? Estão atualmente demitindo funcionários? Como está o seu relacionamento com o seu chefe? Você está desmotivado? Suas atividades estão diminuindo? Seus resultados já não estão performando como antes? Você precisa se reposicionar internamente? Existe algum risco, principalmente diante dessas questões apresentadas, de você ser um possível alvo de redução de custos? Encare esses pontos de frente, não se sabote e se existir um risco real: Aja!

Invista em você, procure entender melhor sobre o coaching, busque falar com pessoas que já tiveram oportunidade de participar de um programa de coaching,reflita realmente sobre seu momento atual e movimente-se enquanto você pode. Sempre precisamos aprender algo e consequentemente evoluir. Tomar atitudes e  decisões difíceis podem até custar na sua percepção de valor "caro", mas não tomá-las pode custar tudo, tudo! E instigando um pouco mais, visando você refletir realmente sobre a sua situacão, trago um pensamento da escritora Karen Lamb... "Daqui a um ano, você vai desejar ter começado hoje.".  Pense nisso e Aja!

 

Tibério César Sousa é Coach Executivo de Liderança, membro da International Coach Federation, com mestrado profissional em Administração pela UFC, MBA Executive em Marketing pela FGV, MBA em Finanças pela FGV, MBA em Gestão de Negócios pela UFPE, com extensão na Geórgia State University-EUA.

 

 

Deixe seus comentários

0
termos e condições.

Comentários

  • Nenhum comentário foi encontrado

DEPOIMENTOS - COMPETENCE COACHING

RECOMENDE

ARTIGOS MAIS LIDOS

NEWSLETTER

Deseja receber nossa newsletter? Inscreva-se aqui:
Nome:
E-mail:

REDES SOCIAIS