Mais de 85% dos novos gerentes têm dificuldades em desenvolver pessoas

Apenas 14,5% dos gestores tiveram algum treinamento formal antes de assumir sua primeira gestão

Por Karla Santana Mamona

São Paulo - Um levantamento realizado pelas consultorias LAB SSJ, Clave e Etalen apontou quais são as principais dificuldades que os profissionais encontram ao ocupar pela primeira vez um cargo de gerente.  Ao todo foram entrevistados 4 mil pessoas que trabalham em grandes empresas da indústria.

A principal dificuldade encontrada é "ter que desenvolver pessoas".  A resposta foi apontada por 86,6% dos respondentes. Os gerentes também disseram que têm dificuldades em "saber lidar com conflitos". Pelos dados, esse é o desafio atual para gestores de todos os níveis.  No entanto, sua relevância é mais marcante para gestores novatos (70,2%) do que para os gestores mais experientes (64,5%).

Para tentar solucionar problemas desses tipos, apenas 21,5% revelam ter feito algum curso. Em geral, para aperfeiçoar suas habilidades de gestão a maioria buscou apoio em seus líderes (78,6%).

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Sem treinamento

O estudo indicou ainda que apenas 14,5% dos gestores tiveram algum treinamento formal antes de assumir sua primeira gestão. Para 40,9% a promoção ao cargo de gerencial se deve a indicação do gestor direto.  Apenas 7,9% disseram que foram mapeados e indicados no processo de sucessão formal da empresa.

Para o CEO do LAB SSJ, Alexandre Santille, ser bem-sucedido como gestor de primeira viagem requer uma grande mudança de identidade para a qual a maioria dos profissionais não está realmente preparada.

"Novos gestores podem até reconhecer essa transição intelectualmente, mas raramente compreendem, de fato, suas responsabilidades ao assumir o novo papel", explica.

 

Fonte: http://www.infomoney.com.br/carreira/gestao-e-lideranca/noticia/2746927/mais-dos-novos-gerentes-tem-dificuldades-desenvolver-pessoas

 

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Comentários (1)

  • Tibério César

    O Coaching Executivo trabalha com desenvolvimento de competências, ou seja, trabalha-se com profissionais que buscam desenvolver competências para atingir um sucesso profissional. No caso principal desse artigo, um gestor sabe que necessita da habilidade de "desenvolver pessoas" para uma melhor gestão ou uma promoção, e ele não tem essa competência desenvolvida. Aí, com o processo de Coaching, se desenvolve essa competência de 10 à 12 sessões, visando um ganho profissional dessa competência por parte do cliente, para que ele esteja mais apto para conquistar a tão almejada promoção!
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