Líder, interaja e comunique-se melhor

 

Tibério, Competence Coaching

A comunicação é tão importante hoje para qualquer profissional, principalmente para aquele que exerce a liderança. Não estou falando aqui de "apresentação", que também é uma habilidade super importante, e sim, da comunicação inerente a avaliação 360 graus. Aquela que envolve todas as áreas que o líder de certa forma interage. Sua comunicação ascendente, sua comunicação com seus liderados, sua comunicação com seus pares, sua comunicação com seus fornecedores e clientes, e principalmente  a sua comunicação com o mercado. Nesse sentido, não importa apenas seus resultados e se seu chefe gosta de você.  A sua habilidade de interagir e comunicar-se bem com todos esses canais no decorrer do tempo, é que irá decidir se você continua na sua empresa, se você é promovido, e se é percebido e convidado pelo mercado para uma nova oportunidade.

Cada vez mais as empresas estão avaliando o perfil dos profissionais não só pelos resultados numéricos obtidos, mas também, pela avaliação 360 graus, isso tanto para uma possibilidade de promoção como para um possível desligamento. Diante disto,  a habilidade de se relacionar estar sendo tão importante quanto o alcance das metas numéricas de resultado.  Muitas organizações já em suas avaliações, questionam também aos seus pares, fornecedores, clientes e liderados o que eles acham de você.  E isso tem cada vez mais "peso", refletindo em alguns casos inclusive, em aumento e diminuição de variáveis financeiras.

Parte-se do princípio, que um líder hoje seja mais um líder de "pessoas",formador de melhores profissionais, e isso exige conhecer e estar mais presente no dia a dia de seus colaboradores. E ser reconhecido como tal por eles é fundamental.  Ademais, como está seu relacionamento com seu chefe? Costumo dizer que dentre todas as suas prioridades, uma delas tem que ser o SEU chefe. O que ele pede, o que você  se antecipa, e como fazer para que se ele tiver que lembrar de você, que sejam por coisas boas. Dentro do possível, seja lembrado como um profissional de soluções e resultados. Nesse contexto também, existem seus pares, sendo seus concorrentes internos ou não, são também importantes em sua carreira.  Busque reservar mais tempo para troca de idéias, compartilhamento de melhores práticas, e  esteja disponível para servir, e indo mais além, se esforce sutilmente para ser percebido entre eles como um líder natural.

Os fornecedores são as áreas internas da organização que você precisa para dar seqüência ao seu trabalho, e clientes são áreas internas (e/ou externas), as quais você as atende. Nesse caso, sua comunicação e tratamento com respeito junto a ambos, resultam numa melhor interação e percepção de um parceiro interno diferenciado.  Outrossim, tornar hábito o comportamento periódico de networking faz com que você saiba de fato o que acontece no mercado, troca idéias externas que acabam lhe ajudando em suas atividades profissionais, como também, faz  você ser  lembrado, não só pelo "sobrenome" da marca da empresa que você atua, mas pelos seus diferenciais competitivos que você desenvolveu, carrega e conquistou até hoje.

O relacionamento através de uma melhor comunicação de sua interação com essas áreas e mercado, aumentará a possibilidade de você ser um profissional mais completo e atuante, principalmente alinhado aos seus resultados numéricos, possibilitando assim, maiores  probabilidades de alcance de seus objetivos pessoais e profissionais. Aja além dos números, se comunique melhor e realize mais.

 

 

Tibério César Sousa é Coach Executivo de Liderança, membro da International Coach Federation, com mestrado profissional em Administração pela UFC, MBA Executive em Marketing pela FGV, MBA em Finanças pela FGV, MBA em Gestão de Negócios pela UFPE, com extensão na Geórgia State University-EUA.

 

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