Entrevista com o COACHEE ( cliente )

 

Tibério, Competence Coaching

Exercendo a profissão de Coach, é mais fácil falar e buscar explicar como esse projeto pode transformar a vida tanto profissional como pessoal, até porque acredito e vivencio no projeto a mudança real do mundo de cada coachee.  Contudo, querendo ir mais além, convidei e entrevistei cinco coachees que passaram pelo programa de Coaching Executivo de Liderança, até para poder constatar o que de fato o programa de Coaching contribuiu para carreira profissional e pessoal de cada um:

Adriana Silva, é Sócia Diretora da KPMG ( PE )

Marcelo Voros, é Superintendente do Itaú Unibanco ( SP )

Diderot Matos, é Superintendente da Moura Dubeux ( PE )

Elton Pisolitto, é Superintendente do Bradesco ( SP )

Eliana Taniguti, é Diretora da e8 e Sócia StartUp "Liga" ( SP )

Luis Cassiola, é Superintendente do Bradesco ( SP )

 

Por que realizou o programa de Coaching Executivo de Liderança?

Adriana Silva: Para desafiar minha zona de conforto. O confronto principal seria introspectivo na busca do auto-conhecimento e desenvolvimento como líder.

Marcelo Voros: Sentia que precisava revisitar alguns pontos na forma como estava conduzindo a minha operação comercial.

Diderot Matos: Busquei o programa com o objetivo de melhorar a percepção da empresa em que trabalho em relação ao meu desempenho profissional. Naquele momento essa percepção era negativa e minha continuidade na empresa estava ameaçada. Busquei o programa com o objetivo de mudar essa situação.

Elton Pissolito: Porque precisava me readequar ao novo contexto da empresa e do meu papel no desenvolvimento da equipe.

Eliana Taniguti: A montagem da startup me colocou diante de situações complexas que não havia vivenciado até então. Tinha três opções: estagnar, enlouquecer ou desenvolver. Optei pela terceira alternativa, daí a razão para buscar o coaching.

Luis Cassiola: Realizei o programa duas vezes. A primeira, o objetivo era me preparar para galgar novo cargo, e a segunda, após haver conseguido assumir nova posição e desafios, foi para me adaptar de forma mais “veloz” e eficaz, tanto na gestão quanto na entrega dos objetivos.

 

O que achou do Programa de Coaching Executivo de Liderança?

Adriana Silva: O programa promove um estudo profundo de premissas essências para a formação de um líder, com uma grade de assuntos e discussões de alto nível, com vários benefícios para a vida pessoal e profissional. A mudança é completa e perceptível.

Marcelo Voros: Foram 2 anos de muita reflexão e muita evolução nos pontos que identifiquei como oportunidade de melhoria. O melhor de tudo é chegar a soluções óbvias após os encontros e com um resultado imediato após a aplicação.

Diderot Matos: Achei o programa muito bom. Oferece ao coachee diversas possibilidades de análise da sua situação e desempenho profissional, bem como na sua vida fora do trabalho. A partir daí vem o trabalho voltado para melhorar a vida da pessoa em todas as dimensões.

Elton Pissolito: O programa foi muito mais além do que eu esperava. A proposta é abrangente e a transformação é muito grande.

Eliana Taniguti: Sou uma pessoa bastante criteriosa. Quando decidi por buscar um coach, pedi indicações de amigos, pesquisei por conta própria e conversei com várias empresas e profissionais. De início já gostei muito do Tibério: sua postura, metodologia e pronto atendimento. Logo, minha expectativa em relação ao Tibério era alta. Durante o processo, observei segurança na condução, organização, resiliência, preocupação com resultado e rápida mudança diante dos contratempos ocorridos. Superou minha expectativa!

Luis Cassiola: Sem dúvida alguma, uma excelente “ferramenta” para galgar e se adaptar aos desafios profissionais em um mundo dinâmico e competitivo.

 

O que de fato você pode afirmar que o  Coaching trouxe de transformação e melhora em sua vida profissional e até mesmo pessoal após o programa?

Adriana Silva: No aspecto pessoal o programa promoveu o alinhamento de meus projetos pessoais e profissionais com os da família. Além de desenvolver uma habilidade de visão estratégica em todos os âmbitos quando da  tomada de decisões acertadas.

Marcelo Voros: Não conseguimos separar o "eu" profissional do pessoal, e a forma como conduzo o meu time deve ser a mesma que conduzo o  meu relacionamento pessoal. Outra transformação é a de ter a certeza de que temos a oportunidade de administrar apenas 1/3 do nosso tempo, e por isso precisamos ser muito focados, e com um planejamento extremamente eficaz.

Diderot Matos: O programa resultou no atingimento do objetivo que eu citei na questão anterior, mudando para melhor a percepção da empresa em que trabalho em relação ao meu desempenho, antes mesmo da conclusão do referido programa. Com isso vieram também benefícios na minha relação com o mundo fora do trabalho (familiar e social).

Elton Pissolito: Hoje me sinto muito mais seguro em agir, tanto em casa, como no trabalho, pois além planejar cada passo, tenho a certeza de que cada ação executada me levará mais próximo do meu propósito de vida.

Eliana Taniguti: Costumo dizer que Tibério deixou um legado. Dentre as várias mudanças provocadas, considero que o exercício contínuo pela busca do equilíbrio foi a principal melhoria. Falar e escrever é fácil, mas no nosso estressante dia a dia considero  desafiador trabalhar para não se deixar dominar pela situação. O resultado é gratificante: colhemos melhorias na vida pessoal e profissional, tudo fica mais leve!

Luis Cassiola: Profissional:  Forma de Liderar, acompanhar e planejar a carreira e dos seus liderados, bem como, a forma de conquistar resultados “gastando” menos energia. Pessoal: Como traçar e alcançar objetivos, bem como se organizar para tanto.

 

Você acredita que o investimento valeu a pena?

Adriana Silva: Certamente que sim. Valor agregado do investimento é percebido quando a mudança promove conquistas de metas e desenvolvimento na carreira do executivo. Eu vivenciei essa oportunidade.

Marcelo Voros: Tanto valeu a pena que continuo criando novas "tarefas" para uma melhoria contínua das minhas competências.

Diderot Matos: SIM. Para mim foi um investimento com excelente retorno/resultado.

Elton Pissolito: Sem dúvida!

Eliana Taniguti: Tudo que ajuda no desenvolvimento sempre vale a pena!

Luis Cassiola: Sem dúvida alguma! Foi muito mais produtivo que o Curso de Direito Empresarial realizado em uma das melhores instituições do Brasil.

 

Você indicaria o Programa de Coaching Executivo de Liderança? Por quê?

Adriana Silva: Sim, para aqueles que desejam um processo de mudança. O primeiro passo é acreditar que a mudança é significativa e os benefícios são imediatos. O segundo passo é ter coragem de reconhecer essa necessidade. E por fim, o terceiro passo é começar hoje. Não deixar para amanhã.

Marcelo Voros: Indico pois precisamos ter uma forma mais diretiva do que precisamos realizar, e um profissional capacitado e inspirador como o Tibério ajuda e muito quem está afim de mudar.

Diderot Matos: SIM, indicaria. Indicaria por reconhecer no programa sua capacidade de impulsionar o ser humano em sua vida nos mais diversos aspectos (profissional, pessoal e social).

Elton Pissolito: Indico com certeza! Porque a experiência é muito positiva e traz benefícios concretos.

Eliana Taniguti: Certamente. Assim como a maioria das pessoas, compartilho experiências positivas com quem gosto. Consequentemente, recomendo Tibério sempre que há oportunidade. Ele é um ser humano excepcional! Sua preocupação não está em cumprir o programa e sim em atingir o resultado que o coachee deseja. Suas sessões sempre são revigorantes e cheia de alto astral. Esses “detalhes” fazem toda a diferença!

Luis Cassiola: Sim. Pois, como já explanado nas questões anteriores, é uma forma rápida e eficaz de atingir o objetivo.

 

 

Tibério César Sousa é Coach Executivo de Liderança, membro da International Coach Federation, com mestrado profissional em Administração pela UFC, MBA Executive em Marketing pela FGV, MBA em Finanças pela FGV, MBA em Gestão de Negócios pela UFPE, com extensão na Geórgia State University-EUA.

 

Deixe seus comentários

0
termos e condições.

Comentários

  • Nenhum comentário foi encontrado

DEPOIMENTOS - COMPETENCE COACHING

RECOMENDE

ARTIGOS MAIS LIDOS

NEWSLETTER

Deseja receber nossa newsletter? Inscreva-se aqui:
Nome:
E-mail:

REDES SOCIAIS