5 perguntas para fazer antes de tomar uma decisão importante

Não deixe que as circunstâncias escolham algo por você

Perguntas, Competence Coaching

Todo mundo se vê em algum tipo de encruzilhada de tempos em tempos. É quando a indecisão ganha força, não sabemos para qual lado ir e nunca temos a resposta para nossos dilemas. Importantes decisões de nossas vidas -  seja no trabalho ou na vida - nunca são simples.

Mas, ao invés, de deixar o destino fazer a escolha por você, que tal tentar entender melhor como poderia tomar melhor uma decisão?

Em artigo publicado na Harvard Business Review, o especialista em liderança e tomada de decisões Joseph Badaracco, oferece uma luz nessa direção. O professor de Ética em Negócios da Harvard Business School, listou cinco perguntas que qualquer pessoa pode fazer na hora de precisar fazer alguma escolha importante. 

1) Quais são as consequências diretamente envolvidas? 

O primeiro passo de todos, segundo Badaracco, é analisar objetivamente todas as possibilidades, considerando o que elas causariam no "mundo-real". Para fazer esse processo de análise, ele explica, é preciso distinguir de uma análise mais pessoal, de custo-benefício daquela decisão, e não ficar limitado a resultados que podem ser medidos ou contabilizados. 

"Seu trabalho é colocar de lado o pressuposto inicial sobre o que você deveria fazer, reunir pessoas confiáveis e experts, e perguntar a você mesmo e a eles: o que eu deveria fazer? Quem vai sair perdendo ou ser ajudado - no curto e médio prazo - em cada uma das opções?", escreveu Badaracco.

Embora essa estratégia seja mais difícil do que parece, é algo que os jogadores de xadrez aprenderam a fazer. O jogo requer olhar para o tabuleiro e reimaginar como a situação mudará a partir de seus movimentos e das decisões de seus oponentes. 

2) Quais são minhas obrigações principais? 

Seja seu chefe, seus acionistas ou suas crianças, as decisões que você fará na sua vida frequentemente irão impactar todos ao redor - e é preciso pensar no impacto específico a cada um deles, defende o professor. É preciso considerar todos os "stakeholders", traçando um reflexo profundo sobre o que sua ação tratá. 

3) Como as decisões funcionarão? 

A pergunta exige que nós consideremos as circunstâncias de contexto de nossas decisões de uma forma prática, pensando como elas seriam se fossem tomadas hoje, em vez de pensar em como faríamos para realizá-las.

"Após considerar consequências e deveres, é hora de pensar nas praticidades. Qual é aquela opção mais provável de funcionar? Qual é a mais resiliente? E quão resiliente e flexível você é?", escreve Badaracco. "Para responder a essas questões, você precisará olhar ao seu redor: o que cada pessoa deseja e quão duro cada um poderá lutar pelas mesmas causas". 

4) Quem nós somos? 

A pergunta auto-reflexiva nos força a considerar como nossas decisões são moldadas pelas pessoas ou por empresas e não apenas por aquilo que nós queremos ou imaginamos para nós mesmos.

"Essa pergunta faz você dar um passo atrás e pensar sua decisão em termos de relacionamentos, valores e normas", escreveu Badaracco. "O que realmente importa é sua equipe, empresa, comunidade ou cultura? De que forma a decisão que você toma reflete e expressa essas crenças? Se há algo que entre em conflito, porque devemos abrir o precedente?" 

5) Com o que eu posso lidar - e viver? 

Um bom julgamento, diz Badaracco, diz mais respeito à forma de compreender e analisar uma situação do que permanecer fiel à verdade, ideais e valores. As grandes decisões, por fim, nos forçam a determinar o que é importante de fato e o que não é tanto assim.

"E como você descobre o que consegue suportar ou lidar? Pare para refletir. Feche a porta. Imagine você mesmo explicar sua decisão para um amigo próximo ou mentor - alguém que você confia e respeita profundamente. Você se sentiria confortável? Qual será que seria a reação da pessoa? 

Fonte:http://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2016/08/5-perguntas-para-fazer-antes-de-tomar-uma-decisao-importante.html

Deixe seus comentários

0
termos e condições.

Comentários

  • Nenhum comentário foi encontrado

DEPOIMENTOS - COMPETENCE COACHING

RECOMENDE

ARTIGOS MAIS LIDOS

NEWSLETTER

Deseja receber nossa newsletter? Inscreva-se aqui:
Nome:
E-mail:

REDES SOCIAIS