Será que Preciso de um Coach? 5 Pontos de Atenção na Hora de Contratar um Serviço de Coaching

Nos últimos anos o Coaching realmente teve um crescimento absurdo! Pesquisas do LAHRP apontam que 84% das grandes empresas no Brasil já utilizam os serviços de Coaching e esse número é ainda mais alto em empresas dos Estados Unidos: 93%.

Conclusão: sim, o Coaching está crescendo muito e obviamente continuará crescendo ainda mais, e o que vai fazer esse crescimento acontecer é a própria crise econômica que vivemos hoje no Brasil.

Para o Coaching, esse é o cenário ideal, onde as pessoas e empresas precisam reduzir custos, fazer mais com menos e principalmente manter seus colaboradores motivados.

Em empresas o Coaching tem o poder de atuar em nível de desenvolvimento do capital humano, trabalhando capacidades e habilidades, ou até mesmo a nível Estratégico, ajudando na definição de metas e objetivos de curto, médio e longo prazo, e também na criação de um plano que conduzirá a empresa para esse patamar desejado.

Outro fato que acontece bastante é as pessoas pensarem que o Coaching é exclusivo para empresas, para o ramo corporativo. Errado! O Life Coaching hoje em dia também está crescendo muito, pois as pessoas por si só estão começando a perceber que é possível ter uma vida mais plena, e mais orientada à metas e objetivos. É um pouco disso que o Life Coaching faz: ajuda pessoas a encontrarem essa vida mais plena, através do autoconhecimento, auto responsabilidade e foco no positivo. Como? Através de um processo que tem início, meio e fim, onde Coach e Coachee criam uma relação de confiança e juntos criam um plano estratégico que ajudará o Coachee a identificar seu Ponto A (estado atual) e seu Ponto B (estado desejado).

O Coaching, seja ele Life Coaching, Executive Coaching ou Business Coaching, pode ser conduzido tando a nível individual, quanto em grupos. Tudo depende muito da necessidade da empresa / pessoa, e um Coach altamente capacitado terá a sensibilidade de identificar essa real necessidade. Os trabalhos em grupo são maravilhosos, pois gera sinergia e conexão muito forte entre os participantes. Para ambientes corporativos é altamente recomendado, pois ali acontecem grandes transformações!

O próximo passo então é selecionar seu Coach! Quem será o profissional que te ajudará a alcançar suas metas e objetivos pessoais ou profissionais? Quem será o Coach que ajudará sua empresa a alcançar a posição desejada no mercado?

Pergunta difícil de ser respondida, uma vez que o mercado de Coaching já começa a ficar poluído, assim como qualquer outra área profissional. Porém, não se assuste, existem algumas dicas que poderão de ajudar a escapar das armadilhas que por ventura aparecerão:

1) Formação do Coach e Experiência - Nunca deixe de obter detalhes sobre a formação do Coach. Pergunte e se achar necessário peça os certificados de formação de Coaching. Hoje no Brasil são poucas instituições que realmente levam o Coaching a sério e possuem formações completas. Opte por profissionais que tenham o seu diploma carimbado por órgãos internacionais, como por exemplo European Coaching Association, Global Coaching Community, International Association of Coaching, Center or Advanced Coaching. Valide também a experiência profissional do Coach. Geralmente, um Coach tem uma experiência em outras áreas, como Consultoria Excecutiva, Recursos Humanos, e outras. Verifique o quanto dessa experiência pode agregar de valor no seu projeto / processo de Coaching.

2) Referências do Coach - Busque referências de quem já fez Coaching com o profissional. Como o Coaching está crescendo muito, existem muitas pessoas que estão se formando agora, final de 2015. Isso não significa que o camarada não tem experiência, muito pelo contrário, ele provavelmente já tem uma boa bagagem profissional na maioria dos casos. O ponto aqui é: o quanto ele domina as ferramentas do Coaching e o quanto de resultado ele já conseguiu gerar. Por isso é fundamental buscar recomendações e referencias. 

3) Sessão experimental / gratuita - Nunca, jamais feche um projeto sem pelo menos ter visto o Coach no palco. Peça uma demonstração, ou veja vídeos do Coach atuando, enfim. Vivencia um pouco do Coaching com esse profissional, e veja se ele é realmente aquele Coach que você está buscando. No caso de Life Coaching, aquele individual, sem dúvidas a sessão experimental / gratuita tem que ser obrigatória.

4) Olhe nos olhos, sinta o que o Coach diz e faça perguntas - Uma das ferramentas principais do Coach é exatamente essa: olho no olho. Se o seu Coach não olha nos seus olhos, fique atento (a). Procure observar os gestos do Coach, e o que tem por trás de suas palavras. Faça perguntas para seu Coach e analise suas respostas e sinta se ele / ela é a pessoa que te ajudará a alcançar suas metas e objetivos.

5) Cuidado com valores - Existem processos de Life Coaching que custam R$1.000,00, e existem processo que custam R$10.000,00. Existem palestras de R$2.000,00 até R$20.000 ou mais. Isso está relacionado com o nome do Coach, tempo de experiência, autoridade que ele possui no mercado, e alguns outros fatores. Nunca escolha seu Coach somente pelo preço. Escolha seu Coach pelo valor que ele já gerou em outros projetos, e também analisando todos os outros fatores citados acima. Só lembrando que valor não tem nada a ver com preço.

E sobre a frase que está no título desse artigo, "será que preciso de um Coach?", a resposta é simples, e vem do ex CEO da Google, Eric Schmidt: "Todo mundo precisa de um Coach!".

Se o Coach que você busca não tem ou nunca teve um Coach, simplesmente desconfie!

Fonte:http://exame.abril.com.br/negocios/dino/noticias/sera-que-preciso-de-um-coachij-5-pontos-de-atencao-na-hora-de-contratar-um-servico-de-coaching.shtml

 

Deixe seus comentários

0
termos e condições.

Comentários

  • Nenhum comentário foi encontrado

DEPOIMENTOS - COMPETENCE COACHING

RECOMENDE

ARTIGOS MAIS LIDOS

NEWSLETTER

Deseja receber nossa newsletter? Inscreva-se aqui:
Nome:
E-mail:

REDES SOCIAIS