5 atitudes que você deve mudar para chegar mais perto do seu sonho
Algumas mentalidades e pressões externas que aceitamos sem questionar podem atrapalhar a realização de um objetivo
Todo mundo tem algum sonho. Ele pode ter a ver com o trabalho, como abrir a própria empresa ou seguir uma carreira executiva. Pode ter a ver com uma realização familiar, como encontrar uma pessoa com quem você quer passar o resto da vida. Ou pode ser o desejo de largar tudo e viver experiências pelo mundo com uma mochila nas costas.
Adrienne Partridge é uma coach norte-americana que orienta mulheres que estão fazendo uma transição na carreira e potenciais líderes femininas. Em uma coluna publicada no site da Inc., ela conta que perguntou uma vez a uma de suas clientes, que tinha sua própria empresa de design, qual era seu sonho. A resposta foi um zoológico em que as pessoas pudessem interagir com os animais. Foi uma das respostas mais inusitadas que Adrienne já ouviu. Em seu texto, a coach questiona: por que não transformar também esses sonhos em realidade?
"Muitos de nós ficamos presos em uma mentalidade que dita o que devemos fazer ou como devemos nos comportar de acordo com a sociedade, cultura ou família", diz. Para viver de maneira autêntica, é preciso se livrar de alguns desses pensamentos e pressões externas que moldam nossas ações. Adrienne lista algumas das principais barreiras que colocamos para nós mesmos e como se livrar delas:
1. Agradar os outros
Mentalidade: Você tem uma necessidade constante de agradar os outros e ser querido. Você não se coloca e não mostra sua verdadeira opinião por medo de os outros não gostarem.
Barreira: Você não se arrisca. Não dá sua opinião em uma reunião, mesmo que ela pudesse evitar um erro que a empresa vai cometer. Você se sente constantemente oprimida.
Ação: Comece a falar o que realmente passa pela sua cabeça. Esqueça o filtro "quero-agradar-os-outros". Jogue o "jogo da decepção": tente decepcionar alguém diariamente. Isso não quer dizer que você vai virar uma pessoa grossa da noite para o dia, mas deixar transparecer o que realmente pensa e sente. Também diga não a encontros sociais ou projetos no trabalho dos quais você não precisa obrigatoriamente participar.
2. Comparação
Mentalidade: Você se compara constantemente e diz coisas como "ela é mais inteligente que eu", "ele vai fazer muito melhor que eu".
Barreira: Você se pune e fica com baixa autoestima. Não se arrisca porque já se convenceu de que não fará nada melhor que os outros e deixa seus sonhos para os outros conquistarem.
Ação: Observe quantas vezes por dia você se compara. Reconhecer o problema é o primeiro passo para acabar com esses pensamentos.
3. Seguir regras
Mentalidade: Você precisa seguir as regras. Faz o que acha que tem que fazer e não o que gostaria de fazer. Na verdade, você talvez nem saiba o que quer.
Barreira: Você guarda todas suas ideias para você com medo de violar as regras. Mantém o status quo.
Ação: Quebre uma regra por dia. Não, isso não significa dirigir bêbado ou vandalizar algum lugar. Tem mais a ver com normas sociais. Se sua regra é sempre aceitar o que está dado, tente liderar um grupo ou dar sua opinião antes dos outros.
4. Perfeccionismo
Mentalidade: Você sente a necessidade constante de buscar a perfeição e fazer sua vida parecer perfeita
Barreira: Você não se arrisca com medo de cometer um erro e fica tentando atingir uma meta inatingível. Além disso, se esconde atrás de uma fachada que não deixa as pessoas enxergarem como você é de verdade, com suas imperfeições.
Ação: Siga o conselho de Brené Brown, dado em sua palestra em um Ted Talk. "Entender a diferença entre o esforço saudável e o perfeccionismo é fundamental para deixar o escudo de lado e agarrar a vida. Pesquisas mostram que o perfeccionismo dificulta o sucesso e pode ser um caminho para a depressão, ansiedade, vício e paralisia."
5. Ser workaholic
Mentalidade: Você trabalha o tempo inteiro e não tem tempo para si mesmo. Precisa se provar para os outros sempre e está à beira da exaustão.
Barreira: Sua vida pessoal sofre. Você pode estar trabalhando para evitar o sentimento de solidão e pode estar em um trabalho do qual nem gosta só porque nunca parou para pensar sobre isso.
Ação: Comece cuidando de você mesmo. Vá jantar com amigos, combine uma viagem no final de semana, volte para a academia. Faça pelo menos uma coisa na semana que seja só para você e não tenha a ver com trabalho. Depois, garanta que você faça uma coisa por você todos os dias.
Comentários
- Nenhum comentário foi encontrado
Deixe seus comentários