Sua equipe parece infeliz? Veja como resolver o problema sem gastar dinheiro

Bônus salarial pode até estimular o grupo, mas somente no curto prazo. Para solucionar a questão de vez, seis atitudes são necessárias

Como ser feliz no trabalho, Competence Coaching

Você já deve estar cansado de ouvir por aí que dinheiro não compra felicidade. E grande parte das pessoas acreditam nisso, mas parece que o CEOs não fazem parte dessa maioria. Quando os líderes acham que seus funcionários não estão felizes, atribuem o problema a questões financeiras. Então a solução é oferecer um bônus salarial no final do mês. Essa tática pode até funcionar, mas só no curto prazo.

A verdade é que você não precisa trocar a mobília de seu escritório, dar novos computadores, ou um dinheiro extra para deixar seus funcionários felizes. De fato, esses gestos fazem parte do pacote, mas não são os mais importantes. A revista Fast Company listou seis ações que você deve tomar (sem gastar dinheiro) para manter sua equipe verdadeiramente feliz na empresa. Confira:

Liberdade para alcançarem suas próprias vitórias

Quem não ama o sentimento de vencer? Aquele momento em que você aponta para alguma coisa e diz: "Eu fiz isso". Permita essa façanha aos seus funcionários. Dê a eles um projeto, em devam atuar do início ao fim e possam se orgulhar do resultado. Informe as conquistas que deseja alcançar a longo prazo. Diga a sua equipe o que precisa ser feito e quando. Não procure defeitos e nem tente podá-los. Lembre-se, em algum momento você acreditou que essas pessoas eram boas para o seu time. Então defina o destino e confie nelas para encontrar o caminho.

Deixe os objetivos claros

As pessoas entregam resultados melhores quando você define claramente o que espera. Elas se sentem mais felizes quando percebem que seu o trabalho faz parte de uma estrutura. A Gallup, uma empresa de pesquisa de opinião, descobriu que só metade das pessoas sabem o que as companhias esperam de seu trabalho. Se esse é o caso de sua instituição, conserte isso agora. Jim Harter, cientista da Gallup, disse que é essencial mostrar como o trabalho de cada funcionário contribui para o sucesso de toda a empresa. 

Desafie seus funcionários e os ajude a crescer

Faz parte do trabalho de gerir pessoas ajudá-las a descobrir quais projetos vão fazê-las crescer. Desafie seus funcionários a sair da zona de conforto. Dê a eles novas funções, tarefas que eles nunca fizeram antes. Autonomia é ótimo, mas se você der sempre os mesmos projetos para sua equipe, irá entediá-los. E isso é uma maneira de deixá-los infelizes. 

Apoie o seu time

Aceite o fato de que você não é perfeito, nem os seus funcionários. Todo mundo comete erros e ainda assim as coisas ficam bem. Apoiar sua equipe é fundamental para que eles se mantenham felizes na empresa. CEOs e gerentes não devem apenas ajudar o time a marcar gols, mas também ouvir seus funcionários, aconselhá-los e agir como técnicos para ajudá-los a finalizarem cada projeto. 

Deixe as portas abertas para novas ideias

Crie maneiras de incentivar o time a compartilhar sugestões. Todos devem ser bem-vindos, independentemente do departamento. Participar de brainstorms e sugerir novos projetos deixam todos mais felizes no escritório. Mas não esqueça de dar um feedback sobre os assuntos sugeridos. É preciso que o funcionário sinta que sua opinião foi levada à sério.

Monte uma equipe confiável

Contrate com cuidado. Encha seu time de pessoas em que você pode confiar, não só para levar a sua visão para frente, mas também para trabalhar bem com os outros. Você precisa que seus funcionários se sintam confortáveis em passar seus projetos para qualquer outro membro do grupo. Na construção da sua companhia, lembre-se que você é quem escolhe cada pessoa, então faça a escolha certa. Seu time ficará feliz com isso. 

Fonte:http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Visao/noticia/2015/03/sua-equipe-parece-infeliz-veja-como-resolver-o-problema-sem-gastar-dinheiro.html

Deixe seus comentários

0
termos e condições.

Comentários

  • Nenhum comentário foi encontrado

DEPOIMENTOS - COMPETENCE COACHING

RECOMENDE

ARTIGOS MAIS LIDOS

NEWSLETTER

Deseja receber nossa newsletter? Inscreva-se aqui:
Nome:
E-mail:

REDES SOCIAIS