4 maneiras para ser mais confiante no trabalho

Muitos já passaram pela seguinte situação no trabalho: nós olhamos para o nosso colega que foi promovido ou ganhou um aumento e pensamos, “Eu sei tanto quanto ele. Como ele conseguiu essa promoção, enquanto eu continuo na mesma função?”

Isso muitas vezes ocorre devido à autoconfiança dessas pessoas. De acordo com estudos do pesquisador Don Moore, da Carnegie Mellon University, as pessoas têm uma probabilidade maior de serem influenciadas pela confiança do que pelo conhecimento. Em algumas situações, a confiança pode ser mais importante do que a competência, o que pode ser problemático para algumas mulheres, que tendem a mostrar níveis menores de segurança, especialmente em ambientes de trabalho.

Um estudo de 2011 do Institute of Leadership and Management da Europa revelou que mulheres mostram menor confiança em relação às suas carreiras. A pesquisa mostrou que 70% dos homens eram mais autoconfiantes, em comparação com apenas 50% das mulheres pesquisadas. Metade delas também admitiram que sentiam dúvidas em relação à atuação e a carreira delas, enquanto apenas 31% dos homens relataram o mesmo. O estudo também constatou que a falta de confiança se estende para uma abordagem mais cautelosa para concorrer e até aceitar cargos e empregos: 20% dos homens afirmaram que se candidataria para uma vaga mesmo tendo apenas metade dos requisitos e, em comparação, apenas 14% das mulheres afirmaram o mesmo.

Quando você está buscando uma promoção, um novo emprego ou um aumento no salário, a verdadeira confiança – a crença nas suas habilidades – é um fator importante para o sucesso. Felizmente, a confiança não é uma característica fixa. É possível desenvolvê-la caso você a não possua.

Faça uma lista das suas últimas realizações

Lista, Competence Coaching

As mulheres possuem um melhor desempenho quando sabem que tiveram boas performances no passado. Um estudo do pesquisador de psicologia Zachary Estes mostra que o desempenho das mulheres em testes espaciais tem relação com a certeza que a mulher tem ou não na capacidade dela para realizar a tarefa. No estudo, as participantes que acreditaram que foram bem nos testes se saíram melhor em avaliações futuras, comparadas às participantes que não receberam feedback sobre o desempenho delas.

Para aumentar sua confiança, faça uma lista de todas as suas vitórias, sejam elas grandes ou pequenas, para você poder sempre lembrar da sua capacidade. Utilize as suas realizações como uma justificativa para a sua próxima promoção ou um pedido de aumento de salário.

Adote uma mentalidade de crescimento

Adote uma mentalidade de crescimento, Competence Coaching

A pesquisadora e psicóloga Carol Dweck elogia a virtude de ter uma mentalidade de crescimento. Com isso, suas habilidades podem se desenvolver ainda mais através da dedicação e do trabalho. Em vez de acreditar que o seu talento é algo fixo, como por exemplo, ser bom em matemática, a psicóloga descobriu em sua pesquisa que acreditar que você pode desenvolver e melhorar novas habilidades é uma maneira saudável para construir a confiança em crianças e adultos.

Para começar a adotar uma mentalidade de crescimento, Dweck sugere que seja dado um valor maior ao esforço e ao processo de aprendizado. Quando crianças são valorizadas por serem inteligentes, eles se prendem à característica elogiada e evitam riscos. Crianças que são valorizadas pelo seu esforço e que se dedicam mais se tornam mais resilientes. E o mesmo se aplica para os adultos.

Para desenvolver essa mentalidade, quando você se deparar com um novo desafio ou quando sair da sua zona de conforto, lembre-se que você pode desenvolver habilidades necessárias para obter sucesso. Não foque apenas no resultado, mas no processo de aprendizado e nos seus esforços.

Faça progresso em pequenos passos

Faça progresso em pequenos passos, Competence Coaching

Mesmo com uma mentalidade de crescimento e uma lista de realizações para o motivar, tentar algo novo e sair da sua zona de conforto pode ser algo cansativo. Se esse é o seu caso e você sente que a sua confiança ainda não é o suficiente, foque em realizar pequenos passos.

Por exemplo, se você está tentando se tornar mais confiante para conseguir falar em público, não se sinta pressionado para fazer um enorme discurso logo no início. Tente, então, ter pequenas atitudes que possam fazer progresso, mas que não vão incomodá-lo muito. Você pode começar a falar em encontros de equipe, por exemplo, e após dar esse passo, comece a aumentar o público para quem você discursa.

A cada progresso, sinta-se vitorioso pelo seu esforço e pelo seu aprendizado, e não apenas pelo seu sentimento no decorrer do processo.

Pense coletivamente

Pense coletivamente, Competence Coaching

Construir autoconfiança não está diretamente relacionado a focar completamente em si mesmo, especialmente para mulheres. O livro “The Confidence Code”, sem tradução para o português, escrito por Katty Kay e Claire Shipman, afirma que mulheres possuem um melhor desempenho quando agem pensando na comunidade, ou seja, pensam coletivamente, no “nós”.

Não pense apenas como melhorar seu próprio desempenho e ou como alcançar o sucesso, foque no trabalho e em dar o seu melhor em prol da sua equipe e da sua companhia. Se você tem uma grande negociação se aproximando, por exemplo, e você está nervosa, foque na ideia de que a negociação será um benefício para a sua equipe. Mudar esse pensamento pode ajudar a melhorar sua confiança quando você precisar dela.

O conhecimento é muito importante. Entretanto, é hora de começar a perceber que a confiança é a chave para o sucesso.

Fonte:http://www.forbes.com.br/fotos/2016/11/4-maneiras-para-ser-mais-confiante-no-trabalho/#foto4

 

Deixe seus comentários

0
termos e condições.

Comentários

  • Nenhum comentário foi encontrado

DEPOIMENTOS - COMPETENCE COACHING

RECOMENDE

ARTIGOS MAIS LIDOS

NEWSLETTER

Deseja receber nossa newsletter? Inscreva-se aqui:
Nome:
E-mail:

REDES SOCIAIS