A melhor hora para renovar sua carreira é agora

Um aumento, um novo emprego ou ser mais feliz onde está? Aproveite o início do ano para mudar suas perspectivas e renovar sua carreira

A maioria das pessoas passa o seu tempo livre pensando em trabalho. Em problemas, possíveis soluções ou sobre quais cenários gostariam de ver pela frente. Um aumento? Um novo emprego? Uma nova função ou desafio? Ou apenas ser feliz com o que se tem? Para elas, quando o cenário atual lhe soa um tanto quanto deprimente, o mês de janeiro pode ser muitas vezes ser até assustador. É o mês onde os planos e metas são traçados para o restante do ano. Mas qual o melhor tempo para reajustar a carreira? A resposta é: agora mesmo. Artigo publicado no New York Times traz algumas dicas preciosas para quem está passando por essas dúvidas e quer encontrar caminhos para ser mais feliz na carreira:

 

Que tal pedir um aumento?

O impulso para pedir um aumento ocorre muitas vezes quando você vê que o colega mais folgado está ganhando. Mas isso não significa que seja essa a sua hora de sair andando, ir até o chefe e dar um ultimato. Especialistas entrevistados pelo New York Times afirmaram que a preparação, realizada ao longo de anos, é fundamental para aumentar as chances de conseguir um aumento. Pesquise quais são os salários médios de sua área, colete depoimentos de gente que trabalha em funções parecidas, busque argumentos e busque treinar seu pedido. Não ache que tudo é tão simples a ponto de você mandar um email objetivo solicitando um novo salário. Marque um encontro com seu chefe e sinalize que de se trata de uma conversa importante para você.

Não sabe como começar essa conversa? "Você precisa entrar na discussão com a consciência clara de que o aumento é algo que você conquistou, não um presente de seu chefe", disse Kenneth N. Siege, psicológico e presidente da consultoria de liderança Impact Group. "Concentre-se no que você já ganhou e não no que você merece".

O New York Times aponta que o fato da mulher ganhar cerca de 80 centavos a cada 1 dólar pago a um homem pode ser atribuído em parte ao processo de negociação. Um estudo, cita o jornal, descrito por Tara Siegel Bernard no livro “A Toolkit for Women Seeking a Raise" mostra que mulheres que pediram aumentos são vistas como funcionários menos atrativos para a empresa do que homem que pedem. Mas o estudo mostra que são as mulheres as que têm maior propensão de ganhar um aumento caso formulassem seu pedido com linguagem que mostra que elas se preocupam em manter boas relações no trabalho. "Mantenha o foco na companhia em seu pedido", disse Hannah Riley Bowles, da Harvard’s Kennedy School of Government. 

O fato de sua empresa estar passando por um momento difícil, de demissões, não quer dizer necessariamente que você deve se manter quieto a respeito de um possível aumento ou promoção. "Se você ainda tem o emprego, é provável que você ganhará mais responsabilidade. Então não falar nesse momento é um desserviço", diz o jornal. Esteja preparado caso seu chefe lhe diga que um aumento está fora de questão, mas lhe ofereça mais férias ou um melhor horário de trabalho no lugar. 

 

Encontre um novo trabalho 

Encontrar satisfação no trabalho requer mais do que obter um bom salário. Pode significar guardar todas suas coisas e buscar em outro lugar. "Pedir demissão pode ser o primeiro passado para reinventar-se", analisa o jornal. Pedir demissão e seguir em frente é um desafio. Mas livros e aplicativos podem lhe ajudar nessa missão. O NYT indica o livro “Mastering the Art of Quitting”. Nele, os autores Peg Streep e Alan Bernstein desmistificam o "mito da persistência". Conta histórias de pessoas que quebraram todos os obstéculos que o impediam de se demitir e saíram de empregos que não os satisfaziam". Há aplicativos também, que lhe ajudarão a montar uma rede não somente para receber vagas de emprego como ajuda para montar um novo currículo. 

Mas lembre-se: um trabalho é uma moeda de duas caras. Pense que você também pode fazer algo ao invés de ficar pensando em como se demitir ou esperando que algo mude do nada. Seja proativo, sugira novos projetos e iniciativas. Não desista de sua posição sem tentar um mínimo esforço de se reinventar onde está. 

 

Encontre a sua felicidade no trabalho 

A consultoria Gallu frequentemente pergunta a seus funcionários se eles estão engajados no trabalho que realizam. Isso significa manter-se motivado e comprometido. Menos de um terço disseram "sim" na última pesquisa. Como reverter isso?  Bom, primeiro lembre-se que você não tem todo o controle do local onde trabalho. A sorte é clara apenas quando alguém ganha na loteria. Mas ela representa um papel muito sutil em nossas vidas. Pense que nós não temos escolha sobre muitas coisas: não escolhemos nossos pais ou a qualidade da escola que estudamos.

"Quase toda trajetória profissional tem uma sequência complexa de passos - cada um dependendo daquele que o precedeu. Se um desses pequenos passos for diferente, todo o restante da trajetória mudará. Quase que por completo", diz Robert H. Frank, em sua coluna Economic View column, no site do NYT. Ou seja: a aleatoridade tem seu papel - mas é também motivada pelas nossas escolhas. 

Se você quer mudar a sua carreira, não pressuma que há apenas uma versão reduzida de sua vida e que, se você escolher errado, prejudicará tudo que vier. "Há muitas versões de você mesmo. Assim como há muitas respostas e soluções corretas", disse Dave Evans, professor de Stanford que ministra um curso chamado: “Designing Your Life". 

 

Fonte  http://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2017/01/melhor-hora-para-renovar-sua-carreira-e-agora.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=post

Deixe seus comentários

0
termos e condições.

Comentários

  • Nenhum comentário foi encontrado

DEPOIMENTOS - COMPETENCE COACHING

RECOMENDE

ARTIGOS MAIS LIDOS

NEWSLETTER

Deseja receber nossa newsletter? Inscreva-se aqui:
Nome:
E-mail:

REDES SOCIAIS