3 dicas para criar (e manter) um novo hábito

Não importa se sua meta é correr ou ler todos os dias

Já começou a se perguntou como algumas pessoas conseguem criar e manter hábitos por muitos anos? Seja ler o jornal todas as manhãs, estudar uma língua nova ou correr 30 minutos por dia, algumas dicas podem ajudar a manter esses novos hábitos. A escritora Laura Vanderkam conversou, para a revista Fast Company, com pessoas que conseguiram manter atividades diárias por anos, e elencou três dicas. Confira:

 

Ame seu hábito

A primeira lição é escolher algo que você gosta de fazer. A jornalista Nikki Mascali conta que escreve algo para si mesma desde o dia 1º de janeiro de 2013. “Como uma jornalista, achava que toda a minha criatividade era empregada apenas no meu trabalho, e não sobrava nada para meus objetivos pessoais”, disse ela. “Descobri que, desde que eu escrevesse alguma coisa para mim, conseguiria manter o nível de criatividade que eu sentia que precisava. Nunca cheguei a pensar em parar porque se tornou parte de mim.”

Muitas pessoas acabam perdendo um hábito porque se permitem fazer exceções em algumas situações, como viagens, ocasiões especiais ou simplesmente por cansaço, e essas exceções acabam se tornando muito comuns. As pessoas que conseguem manter atividades diariamente, contudo, planejam suas rotinas de forma a acomodar o hábito. Outra jornalista, Jodi Helmer, também tem o hábito de escrever em seu diário todos os dias. “Não agendo nada até às 9h30, assim, consigo escrever.” Escolher um horário específico do dia para realizar a atividade escolhida, por exemplo, pode ajudar a não deixar o hábito de lado.

Para Brian Elizardi, que tinha a meta de meditar todos os dias por 100 dias, a escolha do horário foi determinante para que ele conseguisse. “Sempre pensei ser o tipo de pessoa que medita assim que acorda, mas tenho dois filhos com menos de seis anos que acordam em horários diferentes todos os dias, então eu teria que espremer a meditação em algum momento da manhã, esperando que eles não interrompessem meu horário zen”, afirmou. Mas a ansiedade por causa da expectativa de que as crianças atrapalhassem acabava prejudicando a meditação. “Olhei para minha rotina e percebi que o primeiro momento do dia que era realmente meu era quando eu chegava no escritório.” Descobrindo isso, ele decidiu que iria meditar todos os dias assim que chegasse ao trabalho.

 

Faça planos mesmo para os dias mais complicados

As pessoas que conseguem manter hábitos por muito tempo planejam como continuarão realizando aquela atividade apesar de condições não ideais. Andrew Weber, por exemplo, tinha a meta de correr diariamente — e consegue fazer isso há mais de 400 dias. Ele incorporou a corrida em seu trajeto do trabalho para casa e leva roupas esportivas ao sair. “Em alguns dias, em viagens com minha família por exemplo, me esforço para encaixar uma corrida rápida durante uma das paradas. Posso descer do carro, correr um quilômetro, e depois retomar a viagem.”

Ao fazer isso, algumas pessoas podem se sentir presas a um hábito, mas, em geral, essas pessoas não sentem que isso atrapalha seu dia a dia. Weber começou com a meta de correr todos os dias entre maio e julho. Depois disso, ele decidiu prorrogar o desafio até setembro. Então, começou a treinar para correr uma maratona em janeiro. “Depois da maratona, correr diariamente por um ano não parecia uma meta tão longe”, contou. Passando isso, e a marca de 400 dias, ele não se coloca mais metas de tempo. “Ultimamente, não tenho intenção de parar.”

 

Crie novas metas

Algumas metas tendem a ser recompensadoras naturalmente, mas algumas pessoas que conseguem manter hábitos por muito tempo continuam criando novas marcas. “Sou antiquada, por isso anoto em um pequeno calendário os dias que escrevi”, disse a jornalista Nikki Mascali. Assim, ela mantém a conta de quantos dias escreveu, e é recompensador ver o número aumentando.

Somer Hanson se colocou o desafio de acordar cedo todos os dias para ler, incluindo finais de semana, desde setembro de 2012. No começo, ela acordava meia hora antes do necessário. Em abril de 2014, passou para de 45 minutos a uma hora, simplesmente porque “30 minutos não era suficiente, especialmente se era um livro muito bom”. Hoje, ela acorda às 5h30 nos dias de semana e lê até as 6h30. “Foi um pouco difícil no começo, mas mantive a disciplina”, disse ela. Mas dois fatores a ajudaram. Primeiro, seus cachorros, que começavam a latir assim que o despertador tocava. Em segundo lugar, sua meta. Em 2015, ela se desafiou a ler 45 livros. Em 2016, aumentou o desafio e decidiu ler 52 livros.

 

Fonte  http://epocanegocios.globo.com/Vida/noticia/2016/08/3-dicas-para-criar-e-manter-um-novo-habito.html

Deixe seus comentários

0
termos e condições.

Comentários

  • Nenhum comentário foi encontrado

DEPOIMENTOS - COMPETENCE COACHING

RECOMENDE

ARTIGOS MAIS LIDOS

NEWSLETTER

Deseja receber nossa newsletter? Inscreva-se aqui:
Nome:
E-mail:

REDES SOCIAIS