3 maneiras de fazer mais no mesmo tempo – valendo

Saiba como é possível encontrar tempo para tocar projetos pessoais, sem descuidar do trabalho diário

Para conseguir ser mais produtivo, a questão é foco. E, para ser “mais focado”, há técnicas de gerenciamento que podem te ajudar a  fazer melhor uso do tempo e, portanto, tornar essa tarefa mais fácil. Em um artigo publicado no site da Harvard Business Review, Kabir Sehgal, autor de Coined: The Rich Life of Money And How Its History Has Shaped Us, conta como conseguiu organizar projetos corporativos e, ao mesmo tempo, tocar seu projeto pessoal de gravar uma ópera jazz sobre a crise financeira na Europa.

Ex-vice-presidente do J.P. Morgan, em apenas dois meses ele foi capaz de trazer ganhos significativos para a empresa e gravar seu projeto com 25 músicos e cantores. Veja como ele conseguiu:

 

1. Fique longe do noticiário

Kabir Sehgal começou desligando o feed automático de notícias da CNN em seu computador. Ele bloqueou sites de notícias no laptop e no smartphone, retirou os aplicativos de Facebook, Twitter e LinkedIn do celular. Também passou a evitar bancas de jornais e revistas no caminho para o trabalho e conversas com colegas e amigos sobre eventos que incluíssem notícias do dia. Sehgal tinha de se concentrar intensamente na gravação da ópera, na qual tocaria contrabaixo, sendo que não tocava havia um ano. Ele calculou que gastava, no mínimo, duas horas acompanhando notícias diariamente. “Isso dá 16 horas por semana ou 64 horas no mês — tempo de sobra para praticar um instrumento. Portanto, eu usei esse tempo para ensaiar e ficar pronto para a gravação”, diz.

Apesar de admitir que um cidadão bem informado é essencial para o funcionamento de uma democracia, ele diz que “cortar” o noticiário por períodos curtos de tempo pode ajudar a encontrar tempo suficiente para escrever um livro ou, no seu caso, gravar uma ópera jazz.

 

2. Torne seu celular “menos atraente”

Após erguer um muro contra o noticiário, Kabir Sehgal afirma que continuou checando mensagens, e-mails e telefonemas no celular. Ele percebeu que, no meio de reuniões, sempre arrumava um tempinho para olhar recados e ver quem tinha ligado.  “Ser ‘viciado’ no meu smartphone me fez menos presente nas reuniões, o que ameaçava minha habilidade de pensar de maneira crítica sobre o trabalho que estávamos desenvolvendo”.

A saída que ele encontrou foi tornar seu celular “menos interessante”. Ele começou por colocar tudo em preto, branco e cinza (veja como fazer isso no Android e em IOS). “Quando eu mudei meu celular de colorido para preto e branco, foi como se eu virasse uma chave na minha cabeça: de repente, eu não tinha a mesma atração pelo aparelho”, diz. A aparência “obsoleta” e “menos vibrante”, segundo ele, levou a olhar menos o celular e se concentrar mais em servir melhor aos clientes, pensando em maneiras de atrair um ganho extra.

 

3. Agende o envio de e-mails

Ao agendar o envio de e-mails, Sehgal garante que você assume o comando das suas comunicações — ou seja, você é quem dita o tempo em que a conversa vai se desenvolver, em vez de correr atrás. Antes de entrar no estúdio para gravar sua ópera jazz, ele escrevia uma dúzia de e-mails e programava para que chegassem ao destinatário no momento certo. “Eu programei um feedback para a equipe que chegaria toda quarta-feira à noite, quando eu estava no estúdio”, lembra.

“Você pode controlar quando e com que periodicidade vai receber e-mails, ao programar quando quer que seus e-mails sejam mandados”, diz Sehgal. “A sua caixa de correio passa a ser a lista de tarefas das outras pessoas. Não deixe que as ações dela te distraiam o tempo inteiro. Se alguém precisar falar urgentemente com você, eles vão usar outro método de comunicação”.

Ao adotar essas táticas (veja como fazer isso no Outlook), Kabir Sehgal diz que é possível encontrar tempo para novos projetos. Após a gravação, ele voltou a acompanhar as notícias, a usar cor no celular e retomou também os contatos nas redes sociais. Quanto a “segurar” o envio de e-mails, essa prática se tornou parte da sua rotina de trabalho. “É muito bom saber que posso gerenciar e alocar meu tempo disponível”, afirma.

 

Fonte   http://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2017/03/3-maneiras-de-fazer-mais-no-mesmo-tempo-valendo.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=post

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