Coaching e outplacement: candidatos recorrem a novas técnicas para voltarem ao mercado de trabalho após demissão

“Muitos profissionais ainda não se deram conta que o networking é uma ferramenta poderosa”, observa Bruno Cunha, Headhunter & Coach de Carreira da Pontus Consultoria em RH

É quase impossível encontrar alguém que nunca tenha tido altos e baixos na carreira. Falta de motivação, salário insatisfatório e até divergências de opinião com gestores podem levar à baixa performance profissional, resultando em demissão.

Felizmente, é possível voltar ao mercado de trabalho após passar por uma demissão. “É preciso manter a cabeça erguida e buscar ajuda profissional, como coaching, para retomar ao mercado”, sugere Bruno Cunha, Headhunter & Coach de Carreira da Pontus Consultoria em RH (www.pontus.com.br).

O principal é compreender o momento e não se culpar. Muitas vezes, a demissão acontece em um momento de crise, em que a empresa realmente precisava fazer cortes. Empresas maiores, como multinacionais, podem até oferecer ao funcionário um outplacement, ou seja, recolocação profissional com apoio da empresa antes da demissão.

Trata-se de uma ferramenta que surgiu em 1960, mas chegou ao Brasil apenas em 1980. “É a humanização do processo de demissão”, explica Cunha. A empresa terceiriza o serviço de uma consultoria especializada, como a Pontus, e essa fica responsável por fazer um coaching de carreira com o funcionário e até encontrar uma nova vaga para ele em outra companhia.

O emocional da pessoa é trabalhado para que ela não se sinta desamparada ou abandonada após a demissão. Como consequência, a imagem da empresa perante o mercado também ganha pontos, já que ela cumpre sua responsabilidade social.

No coaching de carreira, são analisados e definidos objetivos para aquele funcionário, conforme suas metas pessoais. Então, o profissional responsável pelo outplacement busca vagas abertas em outras empresas para que ele se encontre.

Isso garante uma demissão sem traumas e facilita a (re)entrada desse profissional em outra área ou em outra empresa.

 

Coach de carreira ajuda na recolocação profissional

Quando a empresa não oferece outplacement, resta ao profissional buscar maneiras de voltar ao mercado sozinho. Nesse caso, ele pode buscar ajuda de um coach de carreira. Assim, ele define seus objetivos e estratégias para conquistá-los.

Vale lembrar que pode ser que demore um tempo até que a recolocação seja, de fato, concluída. Em momentos de crise econômica, é comum demorar mais de seis meses, segundo Cunha.

O processo de coaching também permite uma autoavaliação: o que pode mudar? O que o profissional quer mudar? Onde ele quer chegar? O que ele não quer fazer?

Essa avaliação especializada proporciona a resposta dessas e de outras perguntas. E pode também traçar o caminho para o crescimento profissional. Por exemplo, é comum ele chegar à conclusão, durante o coaching, que foi demitido porque não falava inglês suficientemente bem. Portanto, é hora de se preparar para que esse não seja mais um impedimento e matricular-se em um curso de idiomas.

O coach também aponta as habilidades que o profissional precisa desenvolver, como falar em público, aprender a trabalhar em equipe, desenvolver uma postura mais profissional, vestir-se adequadamente, entre outras.

Ele ainda pode abrir os olhos do profissional para a importância do networking. “Muitos profissionais ainda não se deram conta que o networking é uma ferramenta poderosa”, observa Cunha. Participar de feiras, eventos e reuniões desenvolve a habilidade de fazer networking – e ter contatos após a demissão pode diminuir muito o tempo de busca por um novo emprego.

A revisão e atualização do currículo faz parte do processo de coaching, assim como fazer uso correto das redes sociais, como LinkedIn.

 

Foco, sempre!

É preciso organizar a rotina para não perder o foco. Se o foco é melhorar suas habilidades antes de buscar um novo emprego, não se pode passar horas em cima do sofá assistindo TV, por exemplo. É preciso agir, aproveitar o tempo ganho, como as oito horas diárias, para evoluir.

 

Versatilidade

O coach de carreira também pode ser feito por profissionais empregados que desejam mudar de área ou até abrir um negócio próprio, pois durante toda a consultoria, coach e coachee definem metas e estratégias para mudança pessoal e profissional.

 

Foco  http://exame.abril.com.br/negocios/dino/coaching-e-outplacement-candidatos-recorrem-a-novas-tecnicas-para-voltarem-ao-mercado-de-trabalho-apos-demissao-shtml/

Deixe seus comentários

0
termos e condições.

Comentários

  • Nenhum comentário foi encontrado

DEPOIMENTOS - COMPETENCE COACHING

RECOMENDE

ARTIGOS MAIS LIDOS

NEWSLETTER

Deseja receber nossa newsletter? Inscreva-se aqui:
Nome:
E-mail:

REDES SOCIAIS