AS LIÇÕES DO CINEMA PARA GUIAR SUA CARREIRA E SEUS NEGÓCIOS (PARTE 3)

As lições do cinema para guiar sua carreira e seus negócios, Coaching, Competence Coaching

É outubro de 1974. O lendário lutador de boxe Muhammad Ali disputa com George Foreman o título mundial dos pesos-pesados. A luta, realizada no antigo Zaire, atual República Democrática do Congo, é vista por milhares de torcedores eufóricos e descontrolados que gritam, xingam e aplaudem a entrada dos pugilistas. Toca o sino: primeiro round. Foreman, 23 anos, a sensação do boxe americano, parte para o ataque, golpeando seu rival até levá-lo às cordas. E é lá que Ali, 32 anos, atleta-símbolo da luta negra nos Estados Unidos, fica. Até o sétimo round, a luta parece uma repetição da primeira cena: Foreman bate, Ali recebe os socos e provoca: “Isso é tudo o que você tem para me mostrar?”. Até que o sino soa pela oitava vez. O campeão do mundo já está exausto e Ali mal começou. Mais velho, mais experiente e, cabe aqui dizer, mais esperto, ele dá quatro ou cinco golpes até o adversário cair na lona. Nocaute.

O documentário Quando Éramos Reis, de Leon Gast, trata dos bastidores desta extraordinária luta. O diretor e sua equipe acompanharam toda a preparação de Ali, desde o momento em que o confronto foi programado, o cenário da época nos Estanos Unidos e na África, até o momento em que ele derrota o então campeão mundial – a cena de Foreman desabando no ringue é uma das mais icônicas da história do boxe. Existiu muita coisa por trás daqueles quatro ou cinco socos. Uma delas é a estratégia de Ali para vencer Foreman: em vez de treinar para bater, ele treinou para apanhar. Outra é o marketing usado pelo pugilista para se promover como o “lutador da África”, fazendo com que a torcida ficasse a seu favor. E, por último, a tática de provocar o adversário, diminuindo sua confiança. Uma aula de como enfrentar a concorrência.

É por exemplos como o de Quando Éramos Reis que, em março deste ano, Época NEGÓCIOS publicou a primeira parte de MBA com Pipoca. Com uma lista de matérias lecionadas em alguns dos MBAs mais importantes do mundo, incluindo Harvard, London Business School, Cambridge e Wharton, selecionamos filmes que poderiam se encaixar em cada uma delas. Por exemplo, se o documentário de Ali e Foreman fosse uma aula, seria de “estratégias de concorrência”. Já o filme Argo, de Ben Affleck, entraria em “gestão de projetos”. Do começo do ano para cá, já foram 30 títulos, divididos em dez matérias. Nas próximas páginas, um roteiro de como estudar com os filmes da última parte da trilogia, com 15 títulos de seis disciplinas.

 

- GESTÃO DE PROJETOS -

 

As lições do cinema para guiar sua carreira e seus negócios, Coaching, Competence CoachingARGO

Ben Affleck – EUA, 2012 

A trama

Na revolução iraniana, em 1979, seis diplomatas americanos ficam retidos em Teerã e o governo dos EUA patrocina um falso filme de ficção científica para tirá-los de lá. Baseada em fatos reais, a história mostra o plano de Tony Mendez (Ben Affleck), um ex-agente da CIA.

Reflita sobre

1. O fato de que algumas vezes é preciso escolher a melhor entre várias opções ruins; 2. A conclusão de que, apesar de a ideia de Mendez estar entre as piores soluções para resgatar os diplomatas, o plano se tornou genial porque foi bem executado; 3. A opinião do CEO do banco JPMorgan Chase, Jamie Dimon, sobre o assunto: “Eu prefiro a execução perfeita de uma estratégia não tão boa do que uma ideia brilhante com uma execução medíocre”.  

 

NENHUM A MENOS

Zhang Yimou – China, 1999 

A trama

No interior da China, um professor primário contrata uma menina de 13 anos para substituí-lo durante um mês. Quando os pais de um dos alunos o obrigam a largar os estudos para trabalhar, ela vai buscá-lo de volta.

Reflita sobre

A perseverança da menina em evitar um fracasso para o qual não faltavam boas justificativas. O modo como ela concilia a atenção a um problema particular (o aluno que vai sair) sem perder o controle sobre o todo (a turma). A eficiência da mescla entre a recompensa em dinheiro e o senso de obrigação para incentivar a jovem professora. 

"Prefiro a execução perfeita de uma ideia média que a execução medíocre da estratégia ótima"

 

UM SONHO DE LIBERDADE

Frank Darabont – EUA, 1994 

A trama

O jovem banqueiro Andy Dufresne (Tim Robbins) é preso e sofre abusos na prisão, enquanto planeja sua fuga.

Reflita sobre

1. A disciplina com que Dufresne implementa sua fuga, sem se precipitar mesmo numa rotina infernal; 2. As várias alianças que constrói – das cotidianas, para obter pequenos privilégios, até a sociedade com Red (Morgan Freeman); 3. A definição de Red para projetos: “A geologia é o estudo da pressão e do tempo. Isso é tudo o que é preciso: pressão e tempo”. 

 

- VENDAS -

 

As lições do cinema para guiar sua carreira e seus negócios, Coaching, Competence CoachingA GAROTA DE ROSA-SHOCKING

Howard Deutch – EUA, 1986 

A trama

Andie Walsh (Molly Ringwald) é uma garota pobre que tem uma bolsa em um colégio para adolescentes ricos. Seu melhor amigo, Duckie (Jon Cryer), é completamente apaixonado por ela. A história se complica quando um dos mauricinhos da escola, Blane McDonough (Andrew McCarthy) começa a se interessar por Andie.

Reflita sobre

As diferenças entre Duckie e Blane, e o que torna cada um interessante para Andie. Segundo Sam Grobart, um analista da Bloomberg Businessweek, os consumidores são como Andie: acham Duckie muito bacana, mas seu desejo é pelo descolado Blane (no exemplo de Grobart, um era a Apple e o outro, a Microsoft). O problema de Duckie, como o de várias marcas, é tornar-se desejável – não confundir “ser bacana” com “provocar um desejo irresistível”. Em muitos filmes, o descolado se revela um crápula e a moça acaba nos braços do sujeito legal, depois de alguma decepção. Na vida real, porém, é mais comum a moça pular de descolado em descolado, até achar um que finalmente seja também legal. 

A garota de rosa-shocking foi filmado na mesma escola que Grease: Nos Tempos da Brilhantina, um sucesso de John Travolta e Olivia Newton-John 

"O vendedor com paralisia cerebral era o melhor porque tinha algo que os outros não tinham: sabia ouvir seus clientes, e lhes oferecer coisas úteis"

 

DE PORTA EM PORTA

Steven Schachter – EUA, 2002 

A trama

Baseado em fatos reais, o filme conta a história de como Bill Porter (William H. Macy) se tornou o melhor vendedor de uma grande companhia dos EUA, apesar de ter um tipo de paralisia cerebral.

Reflita sobre

A maneira como Porter conquista clientes: ouvindo-os. Suas vendas não eram aleatórias, ele não apresentava produtos que não tivessem relação com a vida dos consumidores. Porter mostrava aquilo que realmente achava bom e útil para as pessoas, baseado naquilo que falavam. A lição fica por conta do ditado: “Pare de vender, comece a ajudar”.   

 

- MARKETING / COMUNICAÇÃO -

 

As lições do cinema para guiar sua carreira e seus negócios, Coaching, Competence CoachingMINHA BELA DAMA

George Cukor – EUA, 1964 

A trama

O professor de fonética Henry Higgins (Rex Harrison) aposta com o coronel Pickering (Wilfrid Hyde-White) que em seis meses pode transformar a vendedora de flores Eliza Doolittle (Audrey Hepburn) em uma dama da alta sociedade.

Reflita sobre

A maneira como Eliza reage: com gritos e falta de educação às grosserias do professor (durante a primeira parte do filme), e como uma dama com o coronel, que a trata gentilmente. Como ela diz: “Eu sempre serei uma vendedora de flores para você, professor Higgins, porque você me trata como uma. Mas sempre serei uma dama para o coronel, porque ele sempre me tratou como uma”. A resposta que você obtém depende de como você pede... 

 

GHOST DOG

Jim Jarmusch – EUA/França/Japão/Alemanha, 1999 

A trama

Ghost Dog (Forest Whitaker) é um matador de aluguel que tenta viver de acordo com o código dos samurais.

Reflita sobre

1. O poder das analogias: o protagonista está preso a uma forma de vida porque se identifica com personagens do passado; 2. O diálogo entre Ghost Dog e seu amigo francês. Cada um fala o que pensa em sua língua e, sem entender a resposta do outro, assume que ouviu aquilo que queria. Ambos saem satisfeitos, mas andaram conversando consigo mesmos. Será que você embarca nesse tipo de falso diálogo? 

"Cada um fala numa língua e acha que entendeu o que o outro disse. Seus diálogos são assim?"

 

ELIZABETH

Shekhar Kapur – Reino Unido, 1998 

A trama

Os primeiros anos de reinado de Elizabeth I (Cate Blanchett), entre conselheiros mal-intencionados e traidores, numa Inglaterra quebrada e ameaçada por outras nações.

Reflita sobre

A recusa de Elizabeth em se casar apenas para formar uma aliança política ou para ter um herdeiro. Num tempo em que eram comuns os casamentos interesseiros, ela inova. Dá-se o título de “Rainha Virgem”, casada apenas com a Inglaterra – e transforma a polêmica em orgulho para os súditos.  

 

- ESTRATÉGIAS DE CONCORRÊNCIA -

 

As lições do cinema para guiar sua carreira e seus negócios, Coaching, Competence CoachingO PODEROSO CHEFÃO I

Francis Ford Coppola – EUA, 1972 

A trama

Don Vito Corleone é o chefe de uma família mafiosa que trafica bebidas alcoólicas em Nova York, durante o período da Lei Seca nos EUA. Quando o mercado de narcóticos começa a ganhar espaço, ele se desentende com as outras famílias, por se opor à venda de drogas na região. Então começa uma guerra de poder entre os chefes de família.

Reflita sobre

1. A relação de respeito entre Don Corleone e as outras famílias, e a fragilidade das alianças entre concorrentes; 2. A necessidade de, em situações delicadas, manter seus pensamentos para si mesmo – lição que Vito dá a Sonny durante o filme; 3. A exímia oscilação entre tratamentos diferentes (da camaradagem à ameaça de ação física), dependendo do contexto; 4. A extrema racionalidade com que o chefão trata até mesmo os assuntos mais passionais (“São só negócios”); 5. A forma como ele antecipa as ações de seus inimigos, e se previne contra elas; 6. O custo pessoal de manter estruturas de poder baseadas na violência.  

Marlon Brando não queria Gianni Russo em O Poderoso Chefão. Quando soube disso, Russo o ameaçou. Brando achou que o colega estivesse encenando – bem – e se convenceu 

"Nove anos mais velho que Foreman, Ali não treinou o ataque. Treinou sua resistência. Quando o adversário cansou de bater, foi para cima e o nocauteou "

 

QUANDO ÉRAMOS REIS

Leon Gast – EUA, 1996 

A trama

A luta entre Muhammad Ali e George Foreman pelo título dos pesos-pesados, no antigo Zaire (atual República Democrática do Congo), em 1974.

Reflita sobre

1. O marketing de Ali para ganhar fãs no Zaire. Ele explorou o pan-africanismo para se tornar uma imagem de “lutador da África”. Foreman passou a representar a alienação negra americana; 2. A adaptação a condições diferentes. Nove anos mais velho que seu rival, Ali treinou mais sua resistência do que o ataque. A tática era cansar e irritar o adversário – inclusive com frases ironizando o potente soco de Foreman. Funcionou: no oitavo assalto, com Foreman já exausto, Ali revida pela primeira vez e, com quatro ou cinco socos, derrota o rival.  

 

- GESTÃO DA INFORMAÇÃO -

 

As lições do cinema para guiar sua carreira e seus negócios, Coaching, Competence CoachingFILADÉLFIA

Jonathan Demme – EUA, 1993 

A trama

O advogado Andrew Beckett (Tom Hanks) é demitido do escritório em que trabalha depois que seus chefes descobrem que ele é homossexual e portador do vírus HIV. Sentindo que foi injustiçado, ele contrata os serviços de Joe Miller (Denzel Washington) para representá-lo em uma ação contra seus antigos superiores.

Reflita sobre

A forma como Miller desarma o falatório de seus oponentes: “Explique para mim como se eu fosse uma criança de 2 anos”. Dessa forma, ele corta a enrolação e vai direto ao significado mais profundo da fala. 

 

BRUBAKER

Stuart Rosenberg – EUA, 1980 

A trama

Contratado para acabar com a corrupção e as mortes na prisão de Wakefield, o novo diretor, Henry Brubaker (Robert Redford) se disfarça de prisioneiro e convive com detentos para entender o que se passa ali, antes de assumir o cargo.

Reflita sobre

1. A frase da assistente do governador, Lillian Gray (Jane Alexander): “Você não pode reformar o sistema se não estiver nele”; 2. A dificuldade de obter informações, quando supostamente você comanda a organização. 

Quando você lidera a empresa, ninguém lhe dá informação isenta.Você tem de buscá-la "

 

FUGA DE ALCATRAZ

Don Siegel – EUA, 1979 

A trama

Baseado em fatos reais, o filme conta a história da fuga de Frank Morris (Clint Eastwood) de Alcatraz, uma das prisões mais seguras dos Estados Unidos.

Reflita sobre

A estratégia de coletar informações de todos os lados para elaborar um plano eficaz. Conversando com detentos, carcereiros e até com os diretores da prisão, Morris vai formando um quadro mais completo da situação, até encontrar sua estratégia.   

 

- EMPREENDEDORISMO -

 

As lições do cinema para guiar sua carreira e seus negócios, Coaching, Competence CoachingTRAPACEIROS

Woody Allen – EUA, 2000 

A trama

Ao sair da cadeia, “o cérebro” Ray (Woody Allen) encontra uma loja abandonada em frente a um banco e pensa em criar uma loja de biscoitos de fachada, para funcionar apenas enquanto cava um túnel até o cofre. O assalto não dá certo... Mas os biscoitos fazem sucesso. Ray e sua mulher ficam milionários.

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1. Todas as coisas erradas que Ray faz na formação da equipe, na estruturação do plano, na gestão de pessoal; 2. Quando a estratégia original dá errado, muitas vezes uma parte dela dá resultados inesperados (no caso, os biscoitos). É preciso estar pronto para reconhecer o sucesso quando ele aparece.  

Em trapaceiros, Allen revisita um de seus primeiros filmes, Um Assaltante bem Trapalhão – em que o protagonista não consegue mudar de vida e acaba preso 

 

ROBÔS

Chris Wedge e Carlos Saldanha – EUA, 2005 

A trama

Em um mundo habitado por robôs, Rodney Lataria é um aspirante a inventor cujo sonho é trabalhar para o Grande Soldador. No meio do caminho, entretanto, terá de combater o malvado Dom Aço e seus planos de destruir a cidade.

Reflita sobre

1. O lema do Grande Soldador: “É simples ser bem-sucedido. Você precisa encontrar uma necessidade e pensar em ideias para atendê-la”; 2. O protagonista jamais fechar a empresa: “Quando fechamos as portas, estamos nos fechando para novas ideias”. 

"Mesmo no fracasso, alguma ação traz resultado. É preciso reconhecer o germe do sucesso "

 

MAUÁ: O IMPERADOR E O REI

Sérgio Rezende – Brasil, 1999 

A trama

A vida de Irineu Evangelista de Sousa (Jorge Neves/Paulo Betti), o empreendedor gaúcho Barão de Mauá.

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1. Irineu via oportunidades onde todos viam problemas; 2. Sua força de caráter e de opinião; 3. A discussão com o Visconde de Feitosa (Othon Bastos) sobre o que o Brasil precisa. O Visconde sugere ouro. Irineu “ferro, carvão, indústrias, livre comércio e meios de transporte para fazer circular toda essa riqueza”. É a defesa do trabalho e dos grandes projetos.  

Fonte: http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Visao/noticia/2013/05/mba-com-pipoca-parte-3.html

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