QUATRO PONTOS EM QUE OS LÍDERES DEVEM PRESTAR A ATENÇÃO

ALTOS EXECUTIVOS NÃO DEVEM SE REUNIR PARA ASSISTIR APRESENTAÇÕES DE SLIDES OU DEBATER QUESTÕES DO DIA A DIA, SEGUNDO O CONSULTOR PETER BREGMAN

Quatro pontos em que os líderes devem prestar a atenção, Coaching, Competence CoachingOs CEOs e outros líderes seniores de uma empresa devem falar de assuntos fundamentais para o desenvolvimento de uma empresa. Fora disso, é perda de tempo, de acordo com Peter Bregman, autor de 18 Minutes: Find Your Focus, Master Distraction, and Get the Right Things e presidente da consultoria de gestão Bregman Partners. Ele escreveu sobre este tema no blog da Harvard Business Review. A seguir, as principais ideias que sustentam sua tese.

Custa caro reunir um grupo de altos executivos em uma sala de reunião. A locação do centro de eventos do hotel, por exemplo, e os petiscos são os itens que saem mais baratos. Até o gasto com a contratação de um consultor é irrelevante se comparada ao esforço necessário para mobilizar, ao mesmo tempo, a atenção de um grupo restrito de representantes da alta liderança de uma empresa.

Mesmo diante de todo o empenho que sustenta uma reunião de gestores seniores, o resultado é, muitas vezes, apresentações seguidas de Power Point, enquanto os executivos assistem com um olho na tela outro no smartphone. Quantas vezes essas conversas passam por assuntos que não necessariamente precisam estar no radar de um alto executivo?

Segundo Bregman, o foco de uma reunião deste porte precisa ser o debate de idéias e até mesmo o conflito, em alguns momentos – e não simplesmente atualizações corriqueiras. Em vez de apresentar e assistir em silêncio a apresentações enfadonhas, esses líderes devem, sim, estabelecer um papo envolvente sobre as questões mais críticas e difíceis de serem resolvidas na organização.

O consultor dá a sua receita de como fazer isso: criando um ambiente em que os líderes tenham a coragem de mostrar fragilidades e vulnerabilidade na relação com seus pares. O objetivo é propiciar um ambiente seguro, no qual todos se sintam à vontade para expor mal entendidos, insatisfações e dúvidas sem receios. Com essa conduta, a intenção é romper barreiras invisíveis que às vezes atravancam o trabalho e questionar os outros de maneira desafiadora.

Para conseguir colocar em prática esse modelo de reunião, Bregman sugere duas regras. A primeira é abolir as apresentações com Power Point. Sem esse estímulo que desvia o foco de todos para uma única pessoa – ou para o smartphone embaixo da mesa –, os integrantes são obrigados a olhar uns para os outros. A segunda regra é certificar-se que a pauta da reunião será composta apenas por temas que se encaixem em um dos tópicos a seguir.

1. Decisões de grande porte.

Não desperdice energia falando de relatórios de despesas quando deveria falar sobre fusões e aquisições ou sobre um novo negócio. As melhorias incrementais fazem parte do trabalho dos executivos dos níveis de gestão mais baixos.

O consultor cita um de seus clientes, um CEO de uma empresa com faturamento US$ 1 bilhão, que gosta de medir a relevância do tema pelo número de zeros envolvidos na questão. Estamos falando de uma decisão de US$ 500 mil ou de US$ 5 mil? Se faltar zeros, o tema não é estratégico o suficiente para reter a atenção da alta liderança e, portanto, não deve ser pauta dessa reunião.

2. A grande seta.

Pense na sua empresa como uma grande seta. Dentro dela, há várias pequenas setas: projetos, clientes, oportunidades de negócios... A seta grande é a cultura da companhia, a direção estratégica, as competências e os valores fundamentais. Também fazem parte da grande seta o CEO e seu time de diretores.

Em vários momentos, as pequenas setas apontam em direções diferentes da grande seta, o que é um problema. Por exemplo, quando explodem desentendimentos entre as pessoas de uma equipe, que acabam por negligenciar a missão maior e comum a todos. Os líderes seniores têm a responsabilidade de tomar decisões e agir de forma que deixem claro a direção para a qual todos devem seguir.

3. Promoções de outros gestores.

Um dos papéis mais importantes dos líderes seniores é identificar e promover outros potenciais gestores. Assim, a empresa cresce. Então, é sua função falar de planos de sucessão e chamar para a discussão de assuntos estratégicos profissionais que estejam sendo preparados para assumir mais responsabilidades na empresa.

4. Falar sobre o que não é falado.

Abrir algum tema sobre o qual as pessoas estão evitando falar é uma forma quase infalível para melhorar a o desempenho da empresa. Pode ser sobre algum outro líder ou sobre o desempenho de uma determinada divisão da empresa. Talvez seja sobre o estilo de liderança do CEO ou sobre a falta de confiança entre os integrantes da equipe senior.

Seja qual for o caso, o simples fato de o assunto ser importante, porém ignorado é um indicativo consistente de que os panos quentes estão puxando a organização para baixo.

Um CEO ou outro alto executivo não pode se dar ao luxo de adotar uma postura tão passiva quanto a de ficar atrás de sua mesa, deixando o controle da empresa na mão dos subordinados. Cada atitude de um gestor sênior deve ter um impacto forte sobre o grupo. Seu trabalho é pensar grande. Se o assunto proposto para a reunião não se encaixar em alguma dessas quatro definições, então ele deve ser discutido em outros encontros, das equipes mais juniores da organização. 

Fonte:http://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/Carreira/noticia/2013/09/quatro-pontos-em-que-os-lideres-devem-prestar-atencao.html

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